Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1

Democracia simples

Um vasto leque de opções que enriquecem a democracia
Paulo Oliveira Lima 24 de Janeiro de 2022 às 11:33
Embalados pelo provérbio que nos indica que a necessidade aguça o engenho, milhares de portugueses acorreram às urnas para votar antecipadamente.

A medida, impulsionada pelas restrições ditadas pela Covid-19, em conjunto com a mobilidade, garante um vasto leque de opções que enriquecem a democracia. Com a tecnologia de que dispomos nestes já avançados anos do séc. XXI, não fará assim tanto sentido estarmos presos à mesma escola secundária do local de residência para participar no processo democrático.

Numa época de partilha de informação e total mobilidade digital, existem condições para que consigamos participar ativamente e em consciência em qualquer lugar.

Esse passo, embora dependente de um investimento nas infraestruturas que sabemos não ter sido feito até aqui, é fundamental para combater a inércia de quem integra a vergonhosa abstenção e se agarra a qualquer desculpa para não participar ativamente.

O exemplo de ontem deve manter-se, abrindo portas e criando estratégias para que no futuro continuemos a simplificar processos.
editoriais paulo oliveira lima
Ver comentários