Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Olhar CM

O abismo da democracia

É bem clara a falta de qualidade da atual classe política.

Olhar CM 28 de Julho de 2016 às 01:45
Na questão do terrorismo fica bem clara a falta de qualidade da atual classe política continental. O que os líderes europeus, com França e Alemanha à cabeça, ainda podem decidir é se será preferível tomar medidas de exceção num ambiente de Estado de Direito democrático, ou se preferem continuar paralisados até que as extremas-direitas os façam cair pela força do voto de povos em pânico.

Foi histórico o erro, para o qual alertámos aqui no tempo certo, de não ter assumido a coragem da decisão de ocupação militar do território instável e a triagem do perfil dos refugiados antes da sua entrada na Europa.

Preferiu-se meros ataques aéreos, que ainda mais agudizaram o caudal do êxodo. Estes Hollandes, Merkels e Camerons, a que estamos condenados, temem mais perder soldados em solo alheio do que centenas de cidadãos indefesos no coração das suas cidades.

O regime de pulseira eletrónica a que um dos assassinos da Normandia estava sujeito é apenas o último grito de alerta para uma tolerância cega das democracias a caminho do abismo.

Leia a notícia que deu origem a esta opinião: Serviços de segurança franceses criticados
França Alemanha Normandia terrorismo democracia Hollande Merkel Cameron
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)