Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Costa felicita Durão Barroso e destaca papel da Gavi nas vacinas contra a covid-19

Antigo primeiro-ministro foi nomeado presidente da Aliança Gavi.
Lusa 29 de Setembro de 2020 às 18:55
António Costa
António Costa FOTO: Mário Cruz / Lusa
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou esta terça-feira Durão Barroso por ter sido nomeado presidente da Aliança Gavi e destacou o papel desta organização internacional na disponibilização de vacinas contra a covid-19.

"Felicito José Manuel Durão Barroso pela nomeação para presidente do conselho de administração da Gavi, num momento em que esta organização, que Portugal apoia, deverá ter um papel relevante na disponibilização de vacinas contra a covid-19 de forma equitativa e a preços acessíveis", escreveu António Costa na sua conta oficial como primeiro-ministro no Twitter.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, já divulgou também uma mensagem a felicitar o antigo presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro por ter sido escolhido para presidir à Aliança Gavi, congratulando-se por haver "mais um português num cargo internacional particularmente relevante no atual contexto de pandemia coronavírus".

Durão Barroso, atual presidente não executivo do Banco Goldman Sachs International, assumirá em janeiro de 2021 a presidência da Aliança Gavi, cargo que em regra não é remunerado, substituindo a economista e antiga ministra das Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala, que termina o seu mandato em dezembro.

A Aliança Gavi, anteriormente Aliança Global para as Vacinas e a Imunização, com sede na Suíça, define-se nos seus estatutos como "uma fundação independente sem fins lucrativos" que atua como "uma parceria público-privada internacional inovadora", reunindo "governos, organismos das Nações Unidas, fabricantes de vacinas, fundações, organizações não governamentais e institutos de pesquisa".

A sua direção inclui, entre outros, representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, da Fundação Bill & Melinda Gates.

De acordo com o seu portal na Internet, a dificuldade de acesso a vacinas nos países em desenvolvimento no final da década de 1990 levou a Fundação Bill & Melinda Gates e um grupo de sócios fundadores a criar esta organização.

Ver comentários