Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Acordo sobre ‘bazuca’ europeia fica para julho

Reunião do Conselho Europeu terminou sem avanços sobre a criação de fundo de recuperação.
João Maltez 20 de Junho de 2020 às 09:45
António Costa assegura que todos os 27 Estados-Membros “manifestaram a intenção de que se alcance um acordo”
António Costa assegura que todos os 27 Estados-Membros “manifestaram a intenção de que se alcance um acordo” FOTO: Mário Cruz/Lusa
A reunião de ontem do Conselho Europeu, que junta os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-Membros do espaço comunitário, terminou sem avanços quanto à viabilização da proposta da Comissão para a criação de um fundo de recuperação, que envolve o uso de uma ‘bazuca’ financeira de 750 mil milhões de euros.

No final do encontro, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que só em meados de julho deverá ser possível chegar a um entendimento.

Ao longo da reunião, por videoconferência, nenhum Estado-Membro colocou objeções de fundo “e todos manifestaram a intenção de que se alcance um acordo em julho”, durante a presidência alemã da União Europeia, revelou o chefe do Governo. “Este não é o momento de estarmos a traçar linhas vermelhas, mas o momento para abrirmos vias verdes para um acordo já em julho. Julgamos que a posição da Comissão Europeia é muito inteligente e equilibrada”, enfatizou Costa.

A proposta de Bruxelas para a recuperação da economia europeia no período pós-pandemia de Covid-19 envolve um montante na ordem dos 750 mil milhões de euros. A verba destinada a Portugal deverá ascender a 26,3 mil milhões de euros, 15,5 mil milhões dos quais a fundo perdido.


pormenores

Cimeira no próximo mês
O presidente do Conselho Europeu, o belga Charles Michel, reconheceu ontem que subsistem diferenças entre os 27 Estados-Membros da UE sobre a resposta à crise da Covid-19, e disse ser sua intenção celebrar “uma cimeira física” em meados de julho, em Bruxelas.

Merkel quer rapidez
A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou ontem para a necessidade de haver um rápido acordo sobre o plano para enfrentar as repercussões económicas da pandemia causada pelo novo coronavírus, devido à dimensão da crise.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)