Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Candidatos presidenciais vão estar na reunião do Infarmed. Vitorino Silva diz que não recebeu convite

Convite foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa.
Correio da Manhã e Lusa 9 de Janeiro de 2021 às 17:53
Reunião do Infarmed
Reunião do Infarmed FOTO: Horácio Villalobos
Os candidatos presidenciais vão participar na reunião com as autoridades sanitárias na terça-feira, no Infarmed, apurou o CM.

Vitorino da Silva disse ao CM que não recebeu o convite. "Gostava de estar presente, mas não fui convidado. O primeiro-ministro não deve ter o meu número", disse.

Ana Gomes, Marisa Matias, Tiago Mayan, João Ferreira, André Ventura e Marcelo Rebelo de Sousa foram convidados e vão participar na reunião.

O gabinete do primeiro-ministro garante que convidou todos os candidatos.

A candidata presidencial Ana Gomes anulou este domingo toda a agenda prevista para domingo "face ao agravamento da situação sanitária" e aceitou o convite do primeiro-ministro para participar na reunião com as autoridades sanitárias na terça-feira, no Infarmed.

"Todas as ações no terreno planeadas até ao final da campanha ficarão dependentes das novas medidas que, espera-se, serão tomadas pelo governo após a reunião com as autoridades sanitárias marcada para a próxima terça-feira, dia 12, às 10:00, no Infarmed", refere um comunicado da candidatura da antiga eurodeputada do PS.

De acordo com a mesma nota, "a embaixadora Ana Gomes acaba de receber um convite do senhor primeiro-ministro para assistir a essa reunião e tenciona aceitá-lo".

A candidata informa que decidiu cancelar "todas as ações de campanha no terreno" previstas para domingo "face ao agravamento da situação sanitária no país confirmado pelos dados hoje revelados pela Direção-Geral de Saúde (DGS)", incluindo nos concelhos abrangidos pelas iniciativas, no distrito de Setúbal, "e considerando que todos esses concelhos se mantêm na situação de risco muito elevado".

"Esta candidatura associa-se assim ao esforço nacional de contenção da mobilidade dos cidadãos imposto pelo regime de recolher obrigatório, o qual afeta, nomeadamente, a circulação entre vários concelhos que teriam de ser atravessados pelas comitivas ligadas às várias ações da candidata previstas para amanhã no distrito de Setúbal", acrescenta a nota.

Para domingo, Ana Gomes previa começar a campanha pelas 10:00 na marginal de Sesimbra, para contactar com pescadores e população local, seguindo-se um encontro com a direção do Centro Social, Cultural e Desportivo da Quinta do Conde e, pelas 12:00, uma sessão pública no Barreiro, que contaria com intervenções do deputado André Pinotes Batista e do sindicalista e mandatário distrital da candidata Carlos Trindade, e que deveria terminar antes da hora prevista pelo recolher obrigatório na maioria dos concelhos do país, pelas 13:00.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Presidenciais 2021 Infarmed candidatos presidenciais
Ver comentários