Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

André Ventura arrasa PCP e cidades salvam Ana Gomes

Norte urbano decide Diplomata e deputado do Chega separados por menos de 45 mil votos. Norte litoral fez a diferença.
Armando Esteves Pereira(armandoestevespereira@cmjornal.pt) 26 de Janeiro de 2021 às 01:30
André Ventura marcou distância face aos dois rivais
João Ferreira viu bastiões comunistas caírem
Ana Gomes teve no Norte do país uma das maiores forças de apoio
André Ventura marcou distância face aos dois rivais
João Ferreira viu bastiões comunistas caírem
Ana Gomes teve no Norte do país uma das maiores forças de apoio
André Ventura marcou distância face aos dois rivais
João Ferreira viu bastiões comunistas caírem
Ana Gomes teve no Norte do país uma das maiores forças de apoio
André Ventura não conseguiu o principal objetivo no dia das eleições: ficar à frente dos candidatos de esquerda. Ana Gomes ganhou essa batalha por menos de 45 mil votos. Uma vitória simbólica e importante para a diplomata conquistada nas grandes cidades: das áreas metropolitanas de Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Setúbal.

Ventura esteve perto do limiar de meio milhão de votos e Ana Gomes ultrapassou a fasquia.

Já o PCP e o Bloco têm razões para temer o efeito do furacão Ventura. Os seus candidatos foram arrasados. E sendo o PCP um partido de tradicional implantação local, que durante décadas resistiu a vários ataques, mantendo um peso político no Alentejo, Península de Setúbal, cintura industrial de Lisboa e alguns municípios ribatejanos, sofreu ontem um terramoto que indicia um processo de erosão do seu capital político – que já deu sinais nas últimas autárquicas onde o partido perdeu importantes praças na Península de Setúbal e Alentejo.

João Ferreira até conseguiu melhor percentagem do que o candidato Edgar Silva há 5 anos e desta vez ficou à frente da concorrente do Bloco de Esquerda, mas a derrota face a Ventura em municípios onde o PCP ainda controla as câmaras municipais é razão para preocupação de um partido que já foi hegemónico no poder local numa grande faixa de território entre a margem sul do Tejo até ao Algarve.

Alpiarça foi o concelho mais a Norte onde João Ferreira conseguiu ultrapassar Ventura. Na Península de Setúbal, o terramoto comunista é impressionante. O candidato do PCP perde para Ventura em quase toda a região, com exceção do Barreiro. E alguns destes municípios ainda são governados por autarcas do PCP como a cidade de Setúbal, Seixal, Palmela, Sesimbra e Moita.

No Alentejo, João Ferreira só ficou à frente de Ventura numa dúzia de concelhos, mas perdeu na maioria do território, incluindo Évora, Beja ou Vidigueira .

Marcelo ganhou confortavelmente em todos os concelhos, em 300 com maioria absoluta, mas o segundo classificado numa proporção do território foi mesmo André Ventura. O território mais envelhecido, mais abandonado, onde há cada vez menos esperança e mais insegurança está a ser ocupado pelo Chega.

Foi o voto urbano que garantiu a vitória da socialista Ana Gomes sobre Ventura. Com algumas ilhas a Sul, Setúbal , Almada, Barreiro, Lisboa , Oeiras e Amadora, área de Coimbra, mas principalmente na área no Litoral, a norte de Aveiro. Na Invicta Ana Gomes conquista o melhor resultado e passa os 20%. Segue-se Lisboa, Matosinhos, Gondomar, Gaia e Maia. As cidades e o norte mais urbano travaram o furacão Ventura.



Ventura demolidor 
derrota Ferreira

Domínio
Em todos os concelhos do Norte e Centro, o deputado do Chega ficou à frente do eurodeputado comunista. Alpiarça é o concelho mais a norte em que Ferreira passa Ventura.

Avis comunista
O concelho de Avis, presidido pelo PCP, foi aquele em que João Ferreira obteve a maior percentagem de votos: 28,47%.

Monforte
O concelho de Monforte (distrito de Portalegre), presidido pelo comunista Gonçalo Lagem, foi aquele em que Ventura teve a segunda maior percentagem de votos no país (41,4%).

Bastião
Moura, que era até às autárquicas era um bastião comunista, foi o terceiro concelho em que Ventura teve a maior percentagem de votos (30,8%).

Aljustrel seguro
Aljustrel é concelho socialista, mas o comunista João Ferreira conseguiu o 2º melhor resultado (25,2%). Seguido de Serpa.


travão ao chega 
litoral dá ajuda

Mourão
Mourão foi o concelho em que Ventura teve maior percentagem de votos, mas foi também o 8º concelho em que Ana Gomes teve melhor resultado.

Grandes cidades
Porto, Lisboa e Matosinhos foram as três cidades, respetivamente, em que a socialista teve o melhor desempenho eleitoral.

A norte
Na região Norte, a antiga diplomata ficou à frente de Ventura em Guimarães, Braga, Viana do Castelo ou Vila Nova de Gaia.

Coimbra
A cidade dos estudantes, onde Ventura teve um dos mais ruidosos protestos, foi uma das cidades em que o distanciamento de Ana Gomes foi mais visível.

Alentejo
No Alentejo, Ana Gomes ficou à frente de Ventura em Castro Verde, Santiago do Cacém, Sines e Castelo de Vide. Em Setúbal, a socialista também ganhou a batalha pelo segundo lugar do pódio.
Ver comentários