Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

André Ventura do Chega quer câmaras nas fardas dos polícias

Partido apresentou um projeto de resolução com nova medida.
Correio da Manhã 24 de Janeiro de 2020 às 12:12
André Ventura
André Ventura FOTO: Miguel A.Lopes
O partido Chega apresentou um projeto de resolução, em que defende que os agentes das forças de segurança nacionais devem utilizar câmaras nas fardas e também nos carros-patrulha, avança o jornal i.

O partido de André Ventura refere que a medida tem o objetivo de "avaliar a situação de forma independente, evitando-se assim a troca de acusações entre as forças de segurança e os cidadãos que as acusam de brutalidade".

O Chega afirma que este método ajudaria a proteger os polícias e a tornar todas as suas atuações mais transparentes.

A proposta chega numa altura em que as forças policiais se encontram "sob uma forte pressão da sociedade, muitas vezes injustificada e que não valoriza a real importância das funções que diariamente desempenham", diz o partido. 

"As imagens captadas seriam a prova efetiva do que realmente acontece entre os agentes da autoridade e os cidadãos. Se os elementos das forças de segurança já estivessem dotados deste equipamento, situações como a da alegada agressão policial na Amadora seriam fácil e rapidamente resolvidas, pois as imagens não deixariam dúvidas quanto à atuação do polícia e da cidadã envolvida", pode ler-se na proposta, em referência ao caso de uma mulher que afirma ter sido agredida por um PSP na Amadora.
André Ventura Chega Amadora crime lei e justiça política justiça e direitos partidos e movimentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)