Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

AR chumba recomendação do PCP para recuperação da Casa da Pesca em Oeiras

Partido recomendava a urgente recuperação do espaço.
Lusa 14 de Fevereiro de 2020 às 19:10
Casa da Pesca de Oeiras
Casa da Pesca de Oeiras
Casa da Pesca de Oeiras
Casa da Pesca de Oeiras
Casa da Pesca de Oeiras
Casa da Pesca de Oeiras
Casa da Pesca de Oeiras
Casa da Pesca de Oeiras
Casa da Pesca de Oeiras
O projeto de resolução do PCP que recomendava a urgente recuperação da Casa da Pesca, em Oeiras, foi esta sexta-feira chumbado no parlamento, com os votos contra do PS e a abstenção de PSD e Iniciativa Liberal.

As restantes bancadas parlamentares votaram a favor da iniciativa dos comunistas, que tinha dado entrada na Assembleia da República em 30 de janeiro.

A Casa da Pesca, datada do século XVIII, está integrada na Quinta do Marquês de Pombal e no antigo complexo da Estação Agronómica Nacional, tendo sido classificada monumento nacional em 1940.

"Depois de anos de abandono pelo Estado central foi celebrado um protocolo com a Câmara Municipal de Oeiras, em outubro de 2019. As expectativas criadas pela celebração deste protocolo devem ser correspondidas, cabendo às entidades públicas envolvidas garantir o usufruto público deste conjunto", lia-se no projeto de resolução do PCP.

A Câmara de Oeiras, no distrito de Lisboa, tomou posse da Casa da Pesca em outubro de 2019, na sequência de um protocolo assinado com o Ministério da Agricultura.

Na ocasião, a autarquia, liderada por Isaltino Morais, anunciou um investimento de cerca de 10 milhões de euros para recuperar o conjunto monumental, constituída por jardim, casa, cascata e tanque.

Na quinta-feira, quando a iniciativa do PCP foi discutida no plenário da Assembleia da República, foi também debatida una petição que defendia a realização de "obras urgentes de conservação e restauro da Casa da Pesca" e a abertura do monumento ao público.

Uma vez que a petição deu entrada no parlamento antes de a Câmara de Oeiras ter assumido a gestão da Casa da Pesca, as reivindicações dos signatários ainda eram dirigidas ao Ministério da Agricultura.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)