Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Cavaco deu posse a novos ministros

O Presidente da República empossou neste sábado, no Palácio de Belém, dois novos ministros, Luís Marques Guedes e Miguel Poiares Maduro, e quatro secretários de Estado, Teresa Morais, Emídio Guerreiro, Pedro Lomba e Pedro Cardoso da Costa. 
13 de Abril de 2013 às 12:31
Passos cumprimenou Relvas na cerimónia
Passos cumprimenou Relvas na cerimónia FOTO: João Relvas/Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, chegou ao Palácio de Belém às 11h50, dez minutos antes da hora prevista para o início da cerimónia de posse, tendo também estado presente a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

A cerimónia de posse contou com a presença de Miguel Relvas, que, na quinta-feira, foi substituído por Pedro Passos Coelho no lugar de ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, tendo o líder do executivo repartido a sua pasta por dois novos ministros, Marques Guedes e Miguel Poiares Maduro.

Luís Marques Guedes, até agora secretário de Estado da Presidência, ascende a ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, e terá Teresa Morais como secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, cargo que já ocupava sob a tutela de Miguel Relvas, e Emídio Guerreiro como secretário de Estado do Desporto e Juventude.

O professor universitário Miguel Poiares Maduro será ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional - recebendo do Ministério da Economia a pasta do Desenvolvimento Regional - e terá Pedro Lomba como seu secretário de Estado adjunto e Pedro Cardoso da Costa como secretário de Estado para a Modernização Administrativa.

Poiares Maduro terá a seu cargo a tutela da comunicação social, do desenvolvimento regional e das autarquias locais, enquanto Luís Marques Guedes terá a tutela da Presidência do Conselho de Ministros, dos assuntos parlamentares e da juventude e do desporto.

Com a posse destes novos membros do Governo, deixam o executivo o até agora ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que se demitiu na semana passada por falta de "condições anímicas" para continuar no Governo, e três dos seus secretários de Estado: Feliciano Barreiras Duarte, Ana Rita Gomes Barrosa e Alexandre Mestre.

Em Belém, estiveram o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, os ministros da Defesa (José Pedro Aguiar-Branco), da Economia (Álvaro Santos Pereira), Agricultura e Ambiente (Assunção Cristas), Saúde (Paulo Macedo), Justiça (Paula Teixeira da Cruz), Educação (Nuno Crato), Segurança Social (Pedro Mota Soares) e o vice-presidente da Assembleia da República Guilherme Silva.

Da cerimónia de posse, que durou pouco mais de dez minutos, estiveram ausentes os dois ministros de Estado do XIX Governo: Vítor Gaspar (Finanças) e Paulo Portas (Negócios Estrangeiros).

Estiveram ainda na sessão de cumprimentos dos novos membros do Governo o ex-dirigente do PSD e presidente da Câmara de São João da Madeira, Castro Almeida, e a professora universitária de direito Sofia Galvão.

passos coelho governo psd ps secretários de estado ministros marques guedes poiares maduro belém cavaco
Ver comentários