Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Atraso na entrega de vacinas da AstraZeneca obriga a "ajustes" da calendarização da vacinação, diz Governo

"O objetivo não esta comprometido mas o timing é ajustado", disse o ministro.
24 de Fevereiro de 2021 às 10:14
Ministro Augusto Santos Silva
Ministro Augusto Santos Silva FOTO: Miguel A. Lopes / Lusa
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Silva, anunciou esta quarta-feira, que atrasos da AstraZeneca na entrega de vacinas vai obrigar a "novos ajustes" na calendarização da vacinação contra a Covid-19. 

"O objetivo não esta comprometido mas o timing é ajustado", disse o ministro. 

Augusto Silva explica que devido ao prolongamento dos Estados de Emergência o Governo deu autorização para voos humanitários de forma a que residentes e cidadãos portugueses possam voltar ao país. 

A ministra da Saúde, Marta temido, disse ainda que "Timor e Palop vão receber vacinas contra a Covid-19 oriundas de Portugal". 

"Só nos sentimos bem quando todos estamos protegidos", diz a ministra da Saúde sobre a ajuda de Portugal a outros países no que diz respeito à vacinação contra a Covid-19. 

Marta Temido explica que há 145 países abrangidos pelo organismo Covax e explica que "não basta ter uma vacina segura a termos mundiais mas sim uma vacina com disponibilidade para vacinar a nível mundial".

Marta Temido diz que todas as vacinas que a "Comissão Europeia negociou são distribuídas por todos os países da União Europeia e se houver ajuste de metas irá ser a nível global" e salienta que já se sabia "que não bastava encontrar uma vacina segura e eficaz mas também ter a capacidade produtiva suficiente para garantir a imunização da população é nessa fase que nos encontramos com dificuldades 

Ministra da Saúde diz que as metas se mantêm, nomeadamente ter 80% da população com mais de 80 anos e profissionais de saúde vacinados no primeiro trimestre deste ano assim como ter 70% da população total portuguesa vacinada até ao final do verão.
COVID-19 AstraZeneca Governo Augusto Silva política governo (sistema) executivo (governo)
Ver comentários