Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Défice, Função Pública e viagens dão o mote

Ex-reitor mostrou talento nos matraquilhos.
Diana Ramos 13 de Janeiro de 2016 às 02:23
Sampaio  da Nóvoa  esteve  na fábrica  da Delta,  em Campo Maior
Sampaio da Nóvoa esteve na fábrica da Delta, em Campo Maior FOTO: Hugo Rainho
O dia dos principais candidatos presidenciais teve na agenda temas tão diversos como o défice das contas públicas, os gastos do Chefe de Estado com viagens e a reposição das 35 horas semanais.

Sampaio da Nóvoa passou o dia no Alentejo. De manhã, o ex-reitor viu o antigo Presidente Ramalho Eanes ‘promovê-lo’ a general, numa resposta à crítica de Marcelo Rebelo de Sousa de que Nóvoa não tem experiência para passar de cabo-raso a general. "O professor já é um general", rematou Eanes. Depois de mostrar a habilidade nos matraquilhos – Nóvoa goleou uma equipa de jornalistas em três minutos –, o ex-reitor visitou a fábrica da Delta, em Campo Maior, onde teve a companhia de Rui Nabeiro. Aí, Sampaio da Nóvoa avisou que não é tempo de abrir crises políticas e lembrou que a reposição das 35 horas semanais no Estado é uma matéria que tem de ser acompanhada "com cuidado".

Marcelo Rebelo de Sousa também esteve no Alentejo. O ex- -líder do PSD começou o dia em Portalegre – arrancou sozinho deixando para trás todo o staff –, onde mostrou satisfação com António Costa, por, apesar da mudança de Governo, haver uma "continuidade do Estado" em relação à redução do défice. Marcelo visitou várias lojas do comércio tradicional, mas o momento mais caricato foi quando o social-democrata entrou numa farmácia para pedir um medicamento para os problemas gástricos. "Em Belém, a pessoa tem de ter estômago para quase tudo", ironizou.

Já a socialista Maria de Belém andou pelo Norte, onde visitou o IPO do Porto e a fábrica de cerâmica Valadares, em Gaia. A candidata admitiu que, se for eleita, quer cortar nas despesas com as viagens oficiais da Presidência da República, admitindo a possibilidade de criar um novo modelo para as visitas ao exterior do Chefe de Estado, sugerindo que haja uma maior seleção das comitivas.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)