Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Deputados incumpridores do PSD vão ficar sem castigo

Partido acredita que o sinal dado por Rui Rio será suficiente.
Janete Frazão e Salomé Pinto 26 de Março de 2020 às 08:32
Rio deu o exemplo e saiu do hemiciclo para reduzir a presença de deputados do PSD
Rui Rio
Rio deu o exemplo e saiu do hemiciclo para reduzir a presença de deputados do PSD
Rui Rio
Rio deu o exemplo e saiu do hemiciclo para reduzir a presença de deputados do PSD
Rui Rio

Ninguém vai ter sanção ou chamada de atenção". A garantia é de José Silvano, deputado e secretário-geral do PSD. Uma declaração que atesta a posição de outras fontes, ouvidas pelo CM, que acreditam que o sinal dado por Rui Rio, ao abandonar o hemiciclo na terça-feira, será suficiente. "Vai reinar o bom senso", adianta o deputado Ricardo Baptista Leite. 

Esta convicção surge após vários deputados do PSD - 38 nas contas do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues - terem estado no debate quinzenal, contra o número estabelecido em conferência de líderes, e cuja decisão aponta para a presença de um quinto dos parlamentares (46 dos 230).



No que ao PSD diz respeito, deveriam, por isso, ter estado presentes 18 deputados. Ainda assim, o partido, que entende que o Parlamento deveria funcionar, face à situação atual, em comissão permanente, optou por fixar um quórum mínimo (16 deputados) para marcar presença no plenário, numa indicação que seguiu, via email, para os 79 deputados sociais-democratas. Houve 20 que desrespeitaram o apelo.

Ferro Rodrigues protestou e o próprio presidente do PSD decidiu abandonar o plenário, para, como o próprio explicou, "dar o exemplo" aos restantes membros da sua bancada. Uma sanção aos incumpridores está fora de questão, mas está a ser avaliado o envio de um novo email a relembrar as regras de segurança e a apelar à responsabilidade de cada um, apurou o CM.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)