Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Derrota amarga de João Ferreira no Alentejo

Atrás da extrema-direita em Beja, Évora e Portalegre. Também perdem em Setúbal.
Rogério Chambel e Ágata Rodrigues 25 de Janeiro de 2021 às 08:26
João Ferreira e Jerónimo de Sousa prometeram lutar. Os dois comunistas estavam vestidos de igual
João Ferreira e Jerónimo de Sousa prometeram lutar. Os dois comunistas estavam vestidos de igual FOTO: CMTV
Pouco passava das 21h00 quando os comunistas sofreram o primeiro choque da noite eleitoral: a derrota do seu candidato para a extrema-direita no distrito de Beja.

Era um sinal para o que se seguiria no Alentejo, terreno em que o PCP costuma ter os melhores resultados a nível nacional: a derrota nos distritos de Évora e em Portalegre, com o candidato comunista em terceiro lugar, atrás de Ventura.

À derrota amarga no Alentejo soma-se a de Setúbal, distrito onde os comunistas já dominaram, e onde agora perderam para Ventura. No Barreiro, outrora forte bastião comunista, a extrema-direita ganha ao PCP, tal como na sede de concelho.

Na hora do discurso, João Ferreira ‘roubou’ o tempo de antena a Rui Rio. Quando o presidente do PSD se preparava para falar, o comunista avançou e discursou primeiro. Rio pôs a máscara e saiu do palanque.

Na sua intervenção, o candidato comunista disse que a sua candidatura “trouxe um contributo singular”, defendendo “centralidade e importância” da Constituição e a democracia. E prometeu lutar pelos direitos de todos.

Cronologia do dia
12h10
João Ferreira vota na Escola Secundária do Lumiar, em Lisboa, tendo esperado na fila cerca de 30 minutos.

20h00
Chegou ao Hotel Sana, em Lisboa, quartel-general dos comunistas para a noite eleitoral. Até ao discurso, deslocou-se várias vezes à sede do PCP, a poucos metros do hotel.

22h10
Início do discurso. Dura cerca de cinco minutos. Seguiu-se Jerónimo de Sousa. Vestiam de igual.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
João Ferreira Alentejo Évora PCP Beja Portalegre Ventura Lisboa política partidos e movimentos
Ver comentários