Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Presidente da República ouve partidos na terça-feira

Reunião tem em vista a indigitação do primeiro-ministro.
Lusa 7 de Outubro de 2019 às 00:36
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir na terça-feira os partidos com representação parlamentar - que são, pelo menos, dez - tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

Esta decisão foi anunciada através de uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, na qual o chefe de Estado "cumprimenta todos os cidadãos que exerceram o seu direito de voto" nas legislativas de domingo e "saúda ainda todos os candidatos que concorreram a estas eleições e felicita, em particular, os que foram eleitos".

"Dado que se realiza a 17 e 18 de outubro um importante Conselho Europeu, nomeadamente por causa do 'Brexit', o Presidente da República receberá já na próxima terça-feira, dia 08 de outubro, em audiência, os partidos políticos com representação parlamentar, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro", lê-se no comunicado.

O PS venceu as legislativas de domingo, sem maioria absoluta, seguindo-se PSD, BE, CDU (PCP/PEV), CDS-PP e PAN. Chega, Iniciativa Liberal e Livre elegeram pela primeira vez deputados nestas eleições, em que, pelas 00h30 deste domingo, estavam apuradas todas as freguesias do território nacional, faltando contabilizar apenas votos dos círculos da emigração.

O artigo 187.ª da Constituição da República Portuguesa estabelece que "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".

Marcelo Rebelo de Sousa política partidos e movimentos eleições governo (sistema) chefes de estado
Ver comentários