Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Joacine falha último debate quinzenal do ano com primeiro-ministro devido à cimeira do clima

Deputada do Livre viajou para a capital espanhola, integrada na comitiva da comissão parlamentar de Ambiente.
Lusa 10 de Dezembro de 2019 às 14:44
Joacine Katar Moreira
Joacine Katar Moreira do Livre
Joacine Katar Moreira
Joacine Katar Moreira
Joacine Katar Moreira do Livre
Joacine Katar Moreira
Joacine Katar Moreira
Joacine Katar Moreira do Livre
Joacine Katar Moreira
A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, vai faltar esta terça-feira ao último debate quinzenal com o primeiro-ministro deste ano, no parlamento, por estar em Madrid, na cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP25).

Segundo fonte do gabinete da deputada única do partido da papoila, Joacine Moreira viajou na segunda-feira para a capital espanhola, integrada na comitiva da comissão parlamentar de Ambiente, e só vai regressar na noite de hoje a Portugal.

A COP25 começou segunda-feira (02 de dezembro), com a presença de 50 líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa. A 25.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, prolonga-se até sexta-feira.

Hoje mesmo, o partido Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar à sua deputada única devido à polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na Faixa de Gaza, mas lamentou as declarações públicas de Joacine Moreira.

Em comunicado, a Assembleia do Livre, órgão dirigente alargado e máximo entre Convenções reunido domingo e segunda-feira, mostrou-se "verdadeiramente consternada pelos acontecimentos das últimas semanas" em que o partido "tem estado envolvido e no evitável conflito em público a que esteve sujeito" e defendeu que "devem ser reiterados os valores que pautam a intervenção pública dos membros do Livre, incluindo os eleitos, nomeadamente a lealdade, urbanidade, o respeito pelas decisões legítimas dos órgãos e a colegialidade na tomada de decisões".

Pelos mesmos motivos de agenda, Joacine Moreira também não marcou presença hoje na Assembleia da República nas reuniões que o Governo está a ter com os diversos partidos com assento parlamentar para apresentar a sua proposta de Orçamento do Estado para 2020.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)