Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Ministério da Educação prolonga prazo das matrículas dos alunos por mais 24 horas

A decisão do Ministério surge depois e vários relatos de atrasos e problemas de funcionamento da plataforma digital, que chegou a estar durante várias horas inativa.
Lusa 30 de Junho de 2020 às 18:33
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula
Sala de aula

O Ministério da Educação prolongou o prazo das matrículas para os alunos do 1.º ano de escolaridade por mais 24 horas, anunciou hoje a tutela.

"Para que todos os procedimentos possam concluir-se com tranquilidade, numa altura de exceção para todas as famílias, o Ministério da Educação prolonga o prazo por mais 24 horas", refere o gabinete do Ministério da Educação numa nota enviada para a Lusa.

Segundo o Ministério, "há milhares de encarregados de educação" a tentar matricular os seus educandos e, segundo as últimas estimativas, a grande maioria dos pais com alunos no 1.º ciclo já inscreveu os seus filhos, até porque o prazo termina hoje.

"No caso do 1.º ciclo as matrículas já foram efetuadas pela quase totalidade dos encarregados de educação e no Pré-escolar, de manhã, já tinham efetuado a matrícula 94%" dos alunos.

"O Portal das Matrículas está em funcionamento, estando a ocorrer sistematicamente operações de robustecimento da operação" e durante a tarde de hoje "já se registou um pico de 40 mil transações por segundo".

No ano passado, cerca de 75% das matrículas fizeram-se nas secretarias da escola, ao passo que, este ano, cerca de 85% das matrículas já realizadas foram feitas ‘online’.

A decisão do Ministério surge depois e vários relatos de atrasos e problemas de funcionamento da plataforma digital, que chegou a estar durante várias horas inativas.

Ministério da Educação educação questões sociais política governo (sistema)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)