Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

PAN anuncia apoio a Ana Gomes nas eleições presidenciais

Anúncio foi feito por Inês de Sousa Real, membro da Comissão Política Nacional do Partido.
Correio da Manhã e Lusa 1 de Outubro de 2020 às 11:33
Ana Gomes
Ana Gomes FOTO: Lusa
O PAN - Partido Pessoas-Animais-Natureza vai apoiar a candidatura de Ana Gomes às eleições presidenciais de 2021.

O anúncio foi feito por Inês de Sousa Real, membro da Comissão Política Nacional do Partido, em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa.

"Sendo esta uma eleição de pessoas e não de partidos, o PAN decide apoiar a candidatura de Ana Gomes à Presidência da República", anunciou a deputada que justifica a escolha: "Fazemo-lo porque Ana Gomes é a única candidata progressista, humanista, europeísta e que sente a emergência climática que vivemos, que pela sua independência e pela transversalidade das suas ideias é capaz de agregar diferentes campos políticos, ativismos, gerações e diferentes sensibilidades, capaz de levar a eleição a uma segunda volta e de vencer estas eleições", enumerou a líder do grupo parlamentar.

A líder da bancada do PAN defendeu que "eleger Ana Gomes como Presidente da República irá representar um enorme avanço" e "derrubar mais uma pedra no muro da desigualdade de género, num país que, em 100 anos de democracia, nunca teve uma mulher como Presidente da República".

O apoio do PAN baseia-se igualmente no facto de Ana Gomes ser "uma mulher feminista com provas dadas no combate pela igualdade de género".

Inês Sousa Real destacou ainda o seu "percurso meritório e corajoso" na defesa dos direitos humanos e salientou também que Ana Gomes "não coloca os interesses económicos, a ideologia ou o patrão político acima da defesa dos valores democráticos" e "não vacila perante totalitarismos e autoritarismos", referindo que têm uma "agenda comum".

Quanto à decisão, a líder parlamentar disse que houve "uma franca maioria em relação a este nome" na reunião da Comissão Política Nacional que avaliou o assunto e que, por exemplo, a escolha não recaiu sobre Marisa Matias porque o partido não se identifica "com uma candidatura de esquerda, mas sim com uma candidatura independente".

De acordo com a deputada, o PAN está "inteiramente disponível para colaborar" com a candidata no que considerar necessário, e não está preocupado com "a decisão de outras forças políticas" de também declararem o seu apoio a Ana Gomes.

O PAN é o segundo partido a anunciar o apoio à antiga eurodeputada, depois de o Livre o ter feito no final de setembro.

Ana Gomes honrada com apoio do PAN assinala convergência com ambientalistas
A candidata presidencial "muito honrada" com o apoio político do PAN à sua candidatura e admitiu "muitos pontos de convergência" entre si e os ambientalistas.

"Contactos havidos com o PAN permitiram, efetivamente, identificar muitos pontos de convergência entre ideias do PAN e da minha candidatura", sublinhou a ex-eurodeputada socialista numa declaração à agência Lusa.

Entre esses pontos Ana Gomes apontou "a necessidade premente de defender o meio ambiente, apoiar a transição climática e melhorar os direitos de pessoas e animais".

A diplomata e ex-eurodeputada socialista Ana Gomes confirmou no início de setembro que vai ser candidata a Presidente da República.

Partido Pessoas-Animais-Natureza PAN Ana Gomes política eleições presidenciais
Ver comentários