Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Petição com mais de 19 mil assinantes pede abolição do partido Chega por "ideologia fascista"

Autores acusam André Ventura e o partido de violar a Constituição da República.
Correio da Manhã 8 de Junho de 2020 às 14:19
André Ventura
André Ventura
André Ventura
André Ventura
André Ventura
André Ventura
André Ventura
André Ventura
André Ventura
Uma petição online dirigida ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao primeiro-ministro, António Costa, a pedir a abolição do partido Chega por "ideoligia fascista" está a conquistar milhares de assinantes. 

A iniciativa conta esta segunda-feira com mais de 19 mil assinaturas e assume-se contra o "fascismo" de André Ventura e do partido pelo qual o deputado responde e defende que estes vão contra "a Constituição Portuguesa de 1976".

Os autores da petição acusam André Ventura de disseminar ideias fascistas que põem em causa o artigo 46.º da Constituição da República. Este mesmo artigo deixa explícito, no ponto quatro sobre a liberdade de associação, que em Portugal "não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista".

"O fascismo é criminoso em Portugal. No entanto, no presente momento, senta-se na Assembleia da República um seguidor e disseminador dessa mesma ideologia, fomentando-a com técnicas baratas de populismo", lê-se no texto que descreve o objetivo da iniciativa. 

"Como é possível, tendo em conta a lei patente na Constituição vigente, o Partido Chega e o seu deputado André Ventura permanecerem na Assembleia da República? É preciso mudar, é preciso reconhecer os crimes e os nefastos acontecimentos do passado para que não se repitam no futuro próximo ou longínquo", continua o autor da petição.  

Os promotores da iniciativa defendem ainda: "O neofascismo, que se tem afirmado nos últimos anos em muitas partes do mundo, é, também, um problema em Portugal. Um problema que é necessário parar antes que se deixe desenvolver". 



Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)