Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Presidente da República confirma que XXII Governo toma posse no sábado

Marcelo Rebelo de Sousa fez anúncio esta terça-feira.
Correio da Manhã 22 de Outubro de 2019 às 18:42
 António Costa reuniu com Marcelo Rebelo de Sousa
António Costa
António Costa
António Costa
 António Costa reuniu com Marcelo Rebelo de Sousa
António Costa
António Costa
António Costa
 António Costa reuniu com Marcelo Rebelo de Sousa
António Costa
António Costa
António Costa
O Presidente da República referiu que o XXII Governo constitucional "será empossado" este sábado. Apesar desta ser a vontade de Marcelo Rebelo de Sousa, 

O Presidente da República falava esta terça-feira aos jornalistas no Centro de Congressos do Estoril e recusou comentar a dimensão do novo executivo.

"Eu não comento esse tipo de questões", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, defendendo que a composição do Governo "é uma escolha de cada primeiro-ministro" e que "o Presidente da República limita-se a verificar se são respeitados os limites constitucionais e legais".

"Com os elementos disponíveis, considerei que devia aceitar os nomes todos e deveria nomeá-los. E assim os nomeio e assim lhes vou dar posse no próximo sábado no início da manhã", adiantou o chefe de Estado, em resposta aos jornalistas, no Centro de Congressos do Estoril, onde encerrou o Congresso da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

Esta segunda-feira o primeiro-ministro os nomes para secretários do Governo, os quais tiveram a "luz verde" de Marcelo Rebelo de Sousa.

lista de 19 ministros do novo Executivo já tinha sido entregue na semana passada e validada por Marcelo. Nessa altura já tinham sido apresentados três secretários de Estado: Duarte Cordeira, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares; Tiago Antunes, secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro; e André Moz Caldes, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Há pelo menos três secretários de Estado que já se sabe que não continuam dado que sobem a ministros: é o caso da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que passa a ser ministra do Trabalho e Segurança Social; da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, que passa a ser ministra da Agricultura; e da secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, que passa a ser ministra da Administração Pública e Modernização Administrativa, ficando também com a pasta das autarquias.
Governo Marcelo Rebelo de Sousa política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)