Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

‘Princesa’ Isabel dos Santos e hacker Rui Pinto trocam acusações

Angolana questionou se pirata vai receber casa grátis e salário.
Wilson Ledo 17 de Agosto de 2020 às 08:06
Isabel dos Santos
Rui Pinto falou em propriedades
Isabel fala em “fofocas”
Isabel dos Santos
Rui Pinto falou em propriedades
Isabel fala em “fofocas”
Isabel dos Santos
Rui Pinto falou em propriedades
Isabel fala em “fofocas”
Isabel dos Santos e o hacker Rui Pinto, que denunciou os esquemas financeiros da empresária angolana através do Luanda Leaks, protagonizaram uma troca de acusações este fim de semana na rede social Twitter.

O pirata informático começou por questionar se a família do ex-presidente de Angola seria “a real proprietária de uma das maiores propriedades muradas da Europa” e de “cerca de uma dezena de outras propriedades na zona do Oeste”. Em causa está a Herdade da Torre Bela, no Ribatejo.

A resposta de Isabel dos Santos chegou domingo, também no Twitter. “Pensei que fosse um hacker com 715 mil documentos e provas. Pelos vistos é um mero curioso que vive de fofocas”, ironizou. A empresária aproveitou para questionar se o hacker vai receber salário e casa “como funcionário público”, após ter sido libertado no início do mês e se encontrar agora ao abrigo de um programa de proteção de testemunhas.

Rui Pinto começa a ser julgado a 4 de setembro no Tribunal Central Criminal de Lisboa por 90 crimes, onde se inclui a tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen. Além do Football Leaks, foi também denunciante do Luanda Leaks. A investigação assentou em documentos que mostravam transferências milionárias feitas por Isabel dos Santos da petrolífera Sonangol para um fundo no Dubai. O caso forçou a ‘princesa’ de Angola a alienar participações em empresas portuguesas, como o Eurobic e a Efacec.
Isabel dos Santos Rui Pinto Luanda Leaks Twitter política diplomacia
Ver comentários