Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Quem venceu no concelho onde vota Marcelo? E na freguesia de Rans? Oito curiosidades sobre as eleições

Saiba ainda qual o concelho que bateu o recorde de abstenção.
SÁBADO 6 de Outubro de 2019 às 22:32
Tino de Rans
Tino de Rans

1 - Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República, votou em Veade, Gagos e Molares, em Celorico de Basto (apesar morar em Cascais, Lisboa). Mas nem a presença do ex-líder do PSD impediu o PS de vencer naquele concelho, com 40% dos votos. O PSD surge apenas em seugundo lugar, depois de em 2015 a coligação PSD/CDS ter conseguido ficar em primeiro lugar, com 42,5% dos votos.

2 - O partido uninominal RIR, liderado por Tino de Rans, conseguiu o segundo melhor resultado na freguesia de Rans, em Penafiel. À sua frente ficou o PS, com 30,4%, enquanto o RIR ficou com 29,8% dos votos. Tino ficou a cinco votos da vitória.

3- A CDU perdeu para o Bloco de Esquerda em Alcoutim e na Marinha Grande, pela primeira vez na história das legislativas. 

4 - O PS venceu o PSD pela primeira vez em Penela, Porto Santo, Porto Moniz, Calheta (nos Açores), Santa Cruz, Ferreira do Zêzere e Proença-a-Nova.

5 - Dos cinco bastiões comunistas conseguidos em 2015, apenas restam dois: Mora e Avis. CDU perdeu Montemor-o-Novo, Arraiolos e Serpa para os socialistas.

6 - Desde 1976 que a abstenção nunca tinha sido superior a 68% num concelho. Aconteceu hoje no concelho Vila Franca do Campo. A abstenção fixou-se nos 70,4%, a maior taxa de sempre num concelho. 

7 - Em Barrancos, único concelho do país onde são legais os touros de morte, oito eleitores votaram no PAN. A votação do PAN representa 1,2% dos votos de Barrancos. 

8 - O PS conseguiu os dois mandatos do círculo eleitoral de Portalegre. Em 2015, os deputados tinham sido divididos pelo PSD e pelo PS. O PS, em Portalegre, perdeu apenas no "bastião comunista" de Avis, como havia acontecido em 2015.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)