Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

#VermelhoemBelém: A hashtag que está a mobilizar políticos e internautas

Comentário de André Ventura a Marisa Matias na origem da polémica. Ana Gomes e Marisa Matias uniram-se a movimento.
Beatriz Madaleno de Assunção(beatrizassuncao@cmjornal.pt) 15 de Janeiro de 2021 às 12:25
Lábios pintados com batom vermelho
Lábios pintados com batom vermelho FOTO: Getty Images

Homens e mulheres pintam os lábios com batom vermelho para combater o machismo e o ódio. A medida acontece após o candidato às presidenciais, André Ventura, ter criticado a também candidata a PR, Marisa Matias, pela cor do batom que utilizava.

"Não quero dizer nada que me arrependa amanhã mas não está muito bem em termos de imagem, de performance. Assim com os lábios muito vermelhos como se fosse uma coisa de brincar.", disse Ventura em Portalegre, levando à criação de um movimento no Twitter: #VermelhoemBelém.


Desafiada a juntar-se a Marisa Matias, esta sexta-feira a também candidata presidencial Ana Gomes e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, aderiram à causa em forma de protesto, assim como Joana Mortágua, do BE, e Miguel Costa Matos, líder da JS, entre outras figuras políticas.

No sexto dia de campanha eleitoral e a caminho de Matosinhos, Ana Gomes publicou um vídeo a pintar os lábios de vermelho, sem esquecer a hashtag, cumprindo o desafio que lhe foi proposto, com o objetivo da valorização das mulheres e igualdade de diireitos.

"Nenhum homem deve comentar as escolhas estéticas de uma mulher para a denegrir. Muito menos para denegrir as suas ideias por associação", escreveu Miguel Costa Matos.

 

 

Paint it red against fascism! #VermelhoemBelem pic.twitter.com/SwCzLYMd6p

— António Fogaça (@antoniofogaca) January 15, 2021




 

Ver comentários