Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Baleia morta continua junto ao molhe da praia de Quarteira

Cetáceo apareceu no sábado e foi levado pelo mar, que este domingo o devolveu à praia.
Rafael Domingues e Ana Palma 23 de Dezembro de 2019 às 10:11
Operações realizadas ontem para tentar remover a baleia da praia não tiveram sucesso, sendo hoje retomadas
Operações realizadas ontem para tentar remover a baleia da praia não tiveram sucesso, sendo hoje retomadas FOTO: André Guerreiro
A baleia de 17 metros que no sábado de manhã foi encontrada na praia de Quarteira e que depois foi arrastada para o mar pela forte ondulação que se fazia sentir, voltou a aparecer no mesmo areal, por volta das 08h00 de domingo, já cadáver. O animal terá morrido ainda no dia anterior, uma vez que testemunhas que o viram afirmaram ao CM que o mesmo ainda estava vivo, embora em "muito más condições".

O cetáceo, com um peso de cerca de 10 toneladas, foi, segundo referiu ao CM o comandante da Capitania do Porto de Faro e da Zona Marítima do Sul, Fernando Rocha Pacheco, avistado na praia da Rosa, a seguir ao porto de pesca de Quarteira, junto ao molhe, onde a Polícia Marítima, com o apoio de populares, a prenderam às rochas com cabos para que o mar não a voltasse a levar. Os trabalhos com vista à remoção da baleia começaram pelas 14h30, com uma máquina pesada, mas sem sucesso, uma vez que a cauda do animal se começou a partir. 


Foi decidido então utilizar outra retroescavadora, também sem resultado. O presidente da Junta de Quarteira, Telmo Pinto, disse ao CM tratar-se de uma "operação difícil e demorada devido ao tamanho e peso do animal", o qual, além disso, está "num local de difícil acesso para as máquinas" que têm de ser utilizadas.

Isso mesmo foi confirmado ao CM pelo comandante Rocha Pacheco, que decidiu suspender as operações de remoção do cetáceo ao cair da noite, devido à sua complexidade. Os trabalhos são retomadas esta manhã.

O cadáver da baleia, uma vez retirado da praia, irá para o aterro sanitário.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)