Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Câmara de Setúbal vai gerir acessos às praias

Estrada de acesso às praias vai passar para gestão municipal, graças a um acordo com a Infraestruturas de Portugal.
Edgar Nascimento e Francisca Genésio 26 de Janeiro de 2018 às 09:09
Acesso às praias da Arrábida
Acesso às praias da Arrábida FOTO: Rui Mindeiroc
A via de acesso às praias de Setúbal - Estrada Nacional 379-1 -, no Parque Natural da Arrábida, vai passar a ser gerida a nível municipal, depois de a autarquia ter aprovado, na quarta-feira, a celebração de um protocolo entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Setúbal.

O acordo a celebrar entre as duas entidades define que a gestão dos dois troços (entre a Gávea e a rotunda do Pinheiro e o acesso rodoviário à praia do Portinho da Arrábida) fica na competência da autarquia entre 1 de maio e 31 de outubro de cada ano, durante três anos.

Em comunicado, a Câmara de Setúbal diz estar "ciente das necessidades especiais nos troços de via, em particular durante a época balnear", defendendo que é de "interesse municipal a gestão direta dos mesmos, não só pela aposta num desenvolvimento turístico de qualidade, como pelo empenho da melhoria das condições de segurança de circulação e aposta no uso do transporte público e modos suaves".

Segundo a autarquia, a circulação nestas estradas fica prejudicada devido ao "estacionamento indevido ao longo de toda a faixa de rodagem, em especial nos meses de junho a setembro".

Além da conservação dos troços, a Câmara de Setúbal tem, durante a época balnear, a responsabilidade de prestar informações aos utentes da via e "garantir condições adequadas de segurança rodoviária, conforto, fluidez do tráfego, incluindo a realização de ceifas".

Também a colocação, conservação e remoção de equipamentos e sinalização relativos à regulação do trânsito são competências da autarquia.
Ver comentários