Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Colocam urna em cima de mulher sepultada há 15 dias por falta de espaço no cemitério

"Percebi que tinham colocado um defunto em cima do caixão dela", marido lamenta situação.
Paulo Jorge Duarte 31 de Janeiro de 2020 às 08:48
Campa cheia de flores deixou viúvo surpreendido
Alfredo Nogueira critica a Junta
Campa cheia de flores deixou viúvo surpreendido
Alfredo Nogueira critica a Junta
Campa cheia de flores deixou viúvo surpreendido
Alfredo Nogueira critica a Junta
"Foi um choque enorme para mim quando cheguei à campa e percebi que tinham colocado um defunto em cima do caixão dela. Quase desmaiei. A minha mulher não é nenhum bicho".

O lamento, emocionado, é de Alfredo Nogueira, que ficou viúvo após a morte de Conceição Nogueira, de 71 anos, em Fiães, no concelho de Santa Maria da Feira, no passado dia 8 de janeiro.

As cerimónias fúnebres realizaram-se dois dias depois e Conceição Nogueira foi a sepultar numa campa da Junta de Freguesia de Fiães, no cemitério local. Ao fim de duas semanas, Alfredo Nogueira visitou o cemitério e deparou-se com a lápide coberta com ramos de flores. Percebeu então que, dois dias antes, tinha sido realizado um outro funeral e o caixão foi depositado também na campa onde ficou Conceição.

"O presidente da Junta disse-me que tinha de ser assim porque havia falta de terra. Respondi-lhe que há campas onde estão pessoas enterradas há 10 e 20 anos, não era preciso escolher a campa onde a minha mulher estava há duas semanas", explicou Alfredo Nogueira. "Passo as noites sem dormir, não consigo parar de pensar nisto. A maior parte das vezes passo as noites dentro do carro, para me tentar acalmar", contou, desgostoso, o homem, defendendo que a lei fala numa "proibição de abrir os jazigos antes de decorridos três anos".

O Correio da Manhã tentou obter, por telefone e na própria sede, um esclarecimento ou qualquer tipo de resposta do presidente da junta de freguesia, mas tal não foi possível. Já a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira remeteu todos os esclarecimentos precisamente para a Junta de Fiães.
Ver comentários