Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Falta de médico deixa crianças sem Urgências nas Caldas da Rainha

Serviço de Pediatria não teve esta sexta-feira capacidade de resposta para assistir utentes.
Francisco Gomes 29 de Fevereiro de 2020 às 10:19
Urgência pediátrica do Hospital das Caldas da Rainha
Urgência pediátrica do Hospital das Caldas da Rainha FOTO: Carlos Barroso
A falta de um médico que tinha escala marcada na Urgência Pediátrica da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) levou esta sexta-feira a ser equacionado o encerramento do serviço, mas a situação foi revista e os doentes que inspiravam maiores cuidados passaram a ser transferidos para outros hospitais, inclusive em Lisboa, a cerca de cem quilómetros de distância, o que motivou o protesto de familiares dos utentes, crianças e jovens até aos 17 anos.

Segundo disse ao CM uma fonte hospitalar, pela manhã foi decidido que o encerramento da Urgência Pediátrica aconteceria na sexta-feira e no domingo, mas algumas horas depois o conselho de administração do CHO esclareceu que o serviço não estava encerrado.


"Faltou um médico que se encontrava escalado e por isso estão a ser reencaminhados os doentes emergentes e críticos para outras unidades hospitalares", assegurou a administração. A Urgência Pediátrica, que funciona com dois pediatras e dois clínicos gerais, ficou esta sexta-feira condicionada, admitindo-se que o problema, se não for resolvido, se irá repetir amanhã.

O médico em falta é contratado através de uma empresa e a administração hospitalar ia tentar completar a escala para colocar o serviço a funcionar dentro da normalidade.

"Tenho o meu filho internado desde quinta-feira à espera de resultados de análises e deparei-me com um médico para todos os serviços de Pediatria, não conseguindo chegar a todo o lado. Se chegasse uma criança na Urgência Pediátrica, era consultada por um médico de clínica geral", relatou ao CM Manuel Oliveira, pai de uma criança.n
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)