Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Feira do livro junta arte, cinema, teatro e debates no Porto

Edição arranca a 1 de setembro e conta ainda com música e atividades para crianças.
Ana Isabel Fonseca 24 de Agosto de 2017 às 09:32
A Feira do Livro do Porto vai decorrer durante 17 dias nos jardins do Palácio de Cristal, na cidade do Porto
A Feira do Livro do Porto vai decorrer durante 17 dias nos jardins do Palácio de Cristal, na cidade do Porto FOTO: Direitos Reservados
A Feira do livro do Porto arranca já no dia 1 de setembro e durante 17 dias irá apresentar uma vasta oferta de atividades que vão ter lugar nos jardins do Palácio de Cristal. Para além dos habituais lançamentos e apresentações de livros, a edição deste ano irá contar com um ciclo de cinema, teatro, muita música, atividades para crianças e ainda com a exposição de arte contemporânea ‘Quatro elementos’.

Esta exposição irá precisamente fazer a ligação às temáticas do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, que será homenageada na edição deste ano. A autarquia vai colocar uma placa nos jardins do Palácio de Cristal em homenagem à poetisa.

"O evento vai, assim, cruzar diversas expressões da cultura com a escrita, a leitura e o universo literário de Sophia. Será, além disso, oportunidade para reavivar a sua obra na cidade onde nasceu e cuja paisagem sempre a inspirou, potenciando novas relações com o livro", lê-se num comunicado divulgado pela câmara municipal.

Há ainda a destacar durante o evento a realização de oito debates programados pelo escritor luso-angolano José Eduardo Agualusa. "O objetivo dos debates passa por estimular um Porto de Ideias e de encontro entre escritores e pensadores de relevância internacional, promovendo o papel da literatura enquanto catalisador da reflexão para o futuro", lê-se ainda no mesmo comunicado.

Escritores como Agustina Bessa-Luís, António Nobre, Óscar Lopes e Fernando Pessoa serão também evocados em conversas com convidados de diferentes áreas, que vão refletir sobre as suas obras.
Ver comentários