Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Folares à moda antiga feitos em forno de lenha

Maria Francisca segue os métodos antigos para fazer o bolo típico da época pascal.
José Carlos Eusébio 15 de Abril de 2017 às 09:21
Maria Francisca Vieira faz os folares em casa e é uma das doceiras presentes na Feira do Folar de Barão de São João
Maria Francisca Vieira faz os folares em casa e é uma das doceiras presentes na Feira do Folar de Barão de São João FOTO: Pedro Noel da Luz
Maria Francisca aprendeu a fazer folares quando ainda era pequena e hoje, já com mais de 70 anos, faz questão de manter a tradição que lhe foi transmitida pela mãe. Tudo é feito à moda antiga, não faltando sequer a cozedura em forno de lenha. Esta é uma das doceiras que marcam presença na Feira do Folar de Barão de São João (aldeia do interior do concelho de Lagos). O evento começou ontem e decorre até amanhã.

"É preciso muito amor e muito trabalho", conta ao CM Maria Francisca, adiantando que "é preciso seguir alguns preceitos para que os folares fiquem bons". Entre outros ingredientes, um folar à moda antiga tem de levar obrigatoriamente erva-doce, banha e leite.

Depois de tudo amassado, há que esperar cerca de seis horas para que a massa possa crescer. Após serem moldados os folares, é necessário deixá-los repousar por uns 30 minutos num tabuleiro. Já com os tradicionais ovos colocados por cima da massa, os folares podem finalmente ir para dentro do forno de lenha.

"Não é usada uma lenha qualquer; é lenha de estevas, que vamos buscar à mata. Os folares ficam mais gostosos", garante Maria Francisca.

Outra das tradições mantidas por esta septuagenária de Barão de São João é a de colocar uma folha de palma (espécie de palmeira anã que existe nos campos do Algarve) debaixo dos folares quando estes são colocados no forno, o que evita que fiquem queimados.

Já com os folares no forno, resta ainda esperar cerca de uma hora para que fiquem cozidos. E, pronto, estão agora, por fim, prontos para comer.
Lagos Maria Francisca Feira do Folar de Barão de São João Barão de São João
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)