O Governo garante que "está a desenvolver todos os esforços para que a construção do novo Hospital Central do Algarve constitua uma realidade", mas não avança prazos para a concretização da obra. Para já, promete investir na requalificação da rede hospitalar existente na região.
"A tomada de decisão e o desenvolvimento dos procedimentos necessários à construção do novo Hospital Central do Algarve pressupõe uma atualização pela Administração Regional de Saúde do Algarve dos estudos existentes sobre o novo hospital", cuja construção ficou condicionada em 2011 por questões financeiras, refere o Ministério da Saúde, em resposta a questões colocadas pelo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, a que o
CM teve acesso.
O Governo reconhece "a importância e premência desta estrutura para o Serviço Nacional de Saúde no Algarve e a relevância do seu impacto tanto a nível regional como a nível nacional".
E acrescenta que a classificação de hospital central "requer que sejam asseguradas todas as especialidades definidoras desta categoria, não apenas em ambulatório e internamento como também no serviço de Urgência, sendo reconhecido que as instalações atuais não possuem espaço físico para albergar os novos serviços e profissionais necessários".
Entretanto, o Ministério da Saúde realça que está a avançar com trabalhos de requalificação das atuais instalações hospitalares. E destaca o lançamento do concurso para a realização de obras no Serviço de Cardiologia na Unidade Hospitalar de Faro, num investimento que "ronda os 345 mil euros (acrescidos de IVA)".
Jardim em Silves vai ser requalificado A Câmara de Silves vai avançar com a requalificação do jardim do largo da República. A obra vai durar 14 meses. Trata- -se de um investimento na ordem dos 1,8 milhões de euros, que beneficia de comparticipação comunitária no montante de 558 mil euros.
A empreitada contempla espaços verdes, pavimento, remodelação integral das infraestruturas das redes de abastecimento de água, saneamento e águas pluviais, iluminação pública, telecomunicações, mobiliário urbano (abrigo de paragem, bancos e mesas de piquenique, estacionamento de bicicletas, papeleiras, bebedouros, ilha ecológica), cafetaria, sanitários e esplanada.
Câmara de Lagos atribui apoio a desporto adaptado A Câmara de Lagos vai apoiar com 8188 euros a organização de eventos e projetos especiais de desporto adaptado desenvolvidos pelos clubes locais, informou a autarquia.
A decisão contempla as modalidades de ténis de mesa, ginástica, atletismo e paraciclismo. As propostas foram apresentadas pelo Clube de Ténis de Mesa de Lagos, pelo Ginástica Clube de Lagos, pelo Olímpico Clube de Lagos e pelo Ciclo Clube de Lagos.
Relativamente a este último clube, será atribuído um apoio extraordinário de 4 mil euros para ajudar a levar o atleta André Sobreira, que compete na vertente do paraciclismo, aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Desporto reconhecido
No âmbito do programa ‘Município Amigo do Desporto’, e em resultado da política de fomento ao Desporto, a Câmara de Silves foi um dos municípios vencedores dos concursos ‘Medida Desportiva’ e ‘Instalação Desportiva’ do ano 2019, informou a autarquia.
Desenhos urbanos
Portimão recebe o Encontro Urban Sketchers Algarve a 31 de março, no âmbito do programa de atividades para o centro histórico.
Os participantes vão desenhar pessoas em movimento, tendo como mote a Portimão Cidade Europeia do Desporto.
Garrafas reutilizáveisPara incentivar a redução do uso de plástico e o consumo de água da torneira, a Junta de Freguesia de Quarteira ofereceu garrafas reutilizáveis aos funcionários e colaboradores.
A ação realizou-se no âmbito do Dia Mundial da Água.
‘Uma noite... na biblioteca’
Dia 6 de abril, a Biblioteca Municipal de Silves convida as crianças dos 4 aos 10 anos e suas famílias a participar na atividade ‘Uma noite…na Biblioteca’, a partir das 20h30.
Fotografia em TaviraO workshop de iniciação à fotografia ‘Viva a Primavera’ decorre este domingo, em Tavira, na rua da Galeria. A iniciativa é da Associação de Historiadores do Algarve.
Artesanato anima LagosA Mostra de Artesanato da Primavera decorre até este omingo no Armazém Regimental de Lagos, na praça do Infante. Há doçaria, artesanato e artes performativas.