Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Investimento de 200 milhões para evitar falta de água no Algarve

Plano de Recuperação e Resiliência contempla verbas para medidas contra a seca.
José Carlos Eusébio 19 de Outubro de 2020 às 08:29
Ribeiras da zona do Sotavento algarvio são atualmente as mais afetadas devido à falta de precipitação na região
Ribeiras da zona do Sotavento algarvio são atualmente as mais afetadas devido à falta de precipitação na região FOTO: Lusa
O Plano de Recuperação e Resiliência, cujo esboço já foi entregue pelo Governo em Bruxelas, prevê a aplicação de 200 milhões de euros em medidas para combater a escassez de água na região algarvia, entre 2021 e 2026. "O investimento integra a implementação do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHAlg), que assenta no desenvolvimento de um vasto conjunto de projetos", segundo é referido no documento.

Entre as soluções que estão a ser equacionadas, destaque para a captação de água no rio Guadiana com ligação à barragem de Odeleite, visando o consumo humano e rega. Será necessária, no entanto, uma negociação com Espanha.

Segundo um estudo elaborado pelos especialistas Pedro Cunha Serra, António Carmona Rodrigues e Rodrigo Proença de Oliveira, no âmbito do PREHAlg, outra hipótese é a interligação entre as albufeiras da barragem de Santa Clara (Odemira) e de Odelouca (Silves).

O problema é que a barragem de Santa Clara já está "com dificuldades em responder à procura de água para rega", mas existe a hipótese de aproveitamento de "alguns caudais sobrantes do canal do Rogil" - água que acaba atualmente por ir para o mar.
Em cima da mesa está também a possibilidade de construção de novas barragens, designadamente a da Foupana, entre os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, já prevista desde 1970.

No que diz respeito a soluções menos convencionais, os especialistas apontam a reutilização de águas residuais tratadas para rega. Outra medida, tal como CM já noticiou, prevê a construção de uma central para tratamento da água do mar para consumo humano.
Ver comentários