Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Nova ‘ponte do bispo’ vai redesenhar Porto e Gaia

Terá 250 metros e vai unir a avenida Gustavo Eiffel (Porto) à zona do Areinho (Gaia).
Manuel Jorge Bento 13 de Abril de 2018 às 08:43
Localização da nova ponte entre Porto e Gaia FOTO: Direitos Reservados
Transferir o trânsito do tabuleiro inferior da ponte Luís I, dar nova vida à zona ribeirinha de Campanhã (Porto) e de Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia), e aliviar a pressão sobre a ponte do Infante são objetivos da futura ponte que as duas câmaras pretendem construir. O investimento ronda os 12 milhões de euros, a suportar pelas autarquias. A sétima travessia sobre o Douro a unir Porto e Gaia deverá estar concluída em três a quatro anos.

"Vai ter 250 metros, vai ter ligação para trânsito rodoviário, ciclovia e passagem pedonal", indicou ontem Rui Moreira, autarca do Porto. Na margem sul do Douro, a nova travessia deverá fazer a "ligação ao IC23 e à VL9", referiu o edil Eduardo Vítor Rodrigues. "É mais do que uma ponte, é um redesenho das duas cidades", afirmou.

A travessia terá o nome de D. António Francisco dos Santos. O administrador diocesano, D. António Taipa, mostrou-se ontem "profundamente emocionado" com a homenagem.

-----

6 pontes unem atualmente as duas margens do rio Douro, entre os concelhos do Porto e de Vila Nova de Gaia. De poente para nascente: Arrábida, Luís I, Infante, Maria Pia (desativada), S. João (ferroviária) e Freixo.

Ponte das barcas
Barcaças interligadas por cabos de aço formavam travessia entre as zonas ribeirinhas. Em 1809, durante a segunda invasão francesa, o alçapão central foi aberto e a ponte desfez-se. Calcula-se que tenham morrido cerca de quatro mil pessoas.

Maria Pia vira ecopista
A ponte ferroviária Maria Pia foi o primeiro grande trabalho de Gustavo Eiffel na cidade do Porto. Foi inaugurada em 1877 e está encerrada desde 1991. Deverá ser transformada, em breve, numa ecopista, com passagem pedonal e ciclável.

Dois concursos, uma ponte
As câmaras do Porto e de Gaia preveem lançar ainda este ano o concurso de conceção da nova ponte. Seguir-se-á o lançamento do concurso público internacional para a empreitada.

Antigo bispo do Porto dedicou vida à Igreja durante 45 anos
D. António Francisco dos Santos liderou a Diocese do Porto de 5 de abril de 2014 a 11 de setembro do ano passado, dia em que morreu, aos 69 anos. Foi ordenado padre em 1972 e foi responsável pela Diocese de Aveiro durante sete anos.
 

Ver comentários