Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Obras reforçam arribas na praia da Zambujeira

Trabalhos devem estar concluídos até final do mês e custam 654 mil euros.
Joaquim Bernardo 4 de Dezembro de 2017 às 08:06
Trabalhos estão a decorrer nas arribas em volta da praia da Zambujeira do Mar, uma das mais concorridas do Alentejo
Trabalhos estão a decorrer nas arribas em volta da praia da Zambujeira do Mar, uma das mais concorridas do Alentejo FOTO: Luís Guerreiro
As obras de consolidação de arribas na Zambujeira do Mar, concelho de Odemira, deverão ficar concluídas até ao final de dezembro, anunciou André Matoso, presidente da Comissão Liquidatária da Sociedade Polis Litoral Sudoeste.

A empreitada, que tem como objetivo a estabilização da arriba, consiste na "aplicação de uma rede pregada em toda a sua extensão, com o objetivo de conter eventuais blocos instáveis e prevenir a sua queda" e representa um investimento de 654 mil euros.

As obras que estão em curso consistem no "saneamento de blocos e consolas com elevado risco de quedas, desmatação e limpeza da arriba, execução de furações do maciço rochoso para execução das pregagens e colocação de redes de estabilização ao longo da arriba", explicou André Matoso.

Em relação à fenda localizada na extremidade norte da arriba, "será efetuado o enchimento e reperfilamento desta zona da arriba com recurso a betão". De forma a garantir o adequado enquadramento paisagístico, é colocado "um revestimento com pedra argamassada, na zona do enchimento".

A intervenção recai sobre a arriba confinante com a frente urbana da Zambujeira do Mar entre a Capela de Nossa Senhora do Mar e o acesso à praia da Zambujeira e visa sanar os fenómenos de instabilização por tombamento, que colocam em risco pessoas e bens, quer na base ao nível da praia, como no topo da arriba ao nível do espaço público da Zambujeira do Mar.

A praia da Zambujeira do Mar é uma das que tem o galardão Bandeira Azul, desde 2008.
Ver comentários