Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Padre em Alfândega da Fé benze tratores para prevenir acidentes

Objetivo da cerimónia foi sensibilizar para os acidentes ocorridos. Este ano, na região, morreram seis pessoas.
Tânia Rei 22 de Julho de 2019 às 08:06
Pároco de Alfândega da Fé, padre Manuel Ribeiro, benzeu os tratores e apelou a comportamentos que evitem acidentes
Pároco de Alfândega da Fé, padre Manuel Ribeiro, benzeu os tratores e apelou a comportamentos que evitem acidentes FOTO: Pedro Rebelo
Cerca de quatro dezenas de tratores agrícolas e veículos de trabalho juntaram-se ontem, em Alfândega da Fé , para uma bênção coletiva. A iniciativa foi organizada pela paróquia local e pela Comissão de Festas em Honra do Mártir São Sebastião.

Além do cariz religioso associado, o pároco espera contribuir para a redução da sinistralidade: "Também é uma maneira de sensibilizar. Não podemos assobiar para o lado. É preciso que cada um de nós se sinta corresponsável", explicou o padre Manuel Ribeiro, que presidiu à bênção. Na cerimónia foram dados conselhos e distribuídos folhetos informativos, em colaboração com as autoridades.

Carolino Cancela trabalhou 13 anos na Cooperativa Agrícola e, por isso, lidou de perto com máquinas agrícolas. Trouxe o seu trator, com o chamado arco de Santo António montado, cujo uso é tantas vezes negligenciado pelos agricultores: "Sempre fui cauteloso. É essencial usar o arco, ajuda muito", disse ao CM.

Agora, está a frequentar a formação para condução de tratores: "Tenho trator há muitos anos, mas todos os dias estamos a aprender. É preciso ter cuidado, e quando estamos lá em cima sabermos o que andamos a fazer." Também Armando Castro está a fazer a formação para tirar a carta de trator, que passa a ser obrigatória: "Aconselho os agricultores a que façam o mesmo. Alguns vícios que tínhamos são corrigidos. É uma grande ajuda."

Só este ano, no distrito de Bragança, já seis pessoas morreram em acidentes com tratores, duas delas no concelho alfandeguense. A nível nacional, na área de intervenção da GNR, já há 30 mortes registadas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)