Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Parque urbano e agrícola vai ser criado em Loulé

Projeto visa aliar as atividades urbanas à agricultura tradicional do barrocal algarvio.
José Carlos Eusébio 8 de Dezembro de 2019 às 10:00
Projeto abrange uma área de 55 hectares na encosta sul da cidade de Loulé, junto à ribeira do Cadoiço
Projeto abrange uma área de 55 hectares na encosta sul da cidade de Loulé, junto à ribeira do Cadoiço FOTO: Filipe Farinha
A Câmara de Loulé vai avançar com a criação do Parque Urbano e Agrícola da cidade, numa área de quase 55 hectares. Para já, a autarquia aprovou a execução dos caminhos públicos, num investimento previsto de quase 1,8 milhões de euros.

"Esta é a primeira fase de concretização do projeto. O concurso público da empreitada será lançado dentro de semanas, ainda no decurso do corrente ano ou no início do próximo", refere ao CM Vítor Aleixo, presidente da autarquia.

O parque fica situado junto à ribeira do Cadoiço, na encosta sul de Loulé, englobando diversos terrenos agrícolas particulares - pelo que o projeto está a ser articulado com os privados. As obras prioritárias dizem respeito à recuperação das áreas públicas.

O projeto prevê, além da recuperação de caminhos públicos antigos, que são ladeados por muros de pedra, a construção de diversos equipamentos desportivos, de manutenção e de lazer destinados à população, numa zona que tem vista, a norte, para o perímetro amuralhado da cidade e, a sul, para a orla costeira.

Além disso, será criado um viveiro com espécies típicas do barrocal do Algarve. Neste espaço serão criadas plantas e árvores, que depois poderão ser usadas pela autarquia em espaços públicos.

Outro objetivo da câmara passa por promover junto dos privados a reativação de algumas práticas agrícolas. A zona em causa, onde existem diversas linhas de água, oferece boas condições naturais para o cultivo de diversas espécies, nomeadamente amendoeiras e alfarrobeiras. Existe ainda a intenção de criar uma marca para comercializar os produtos agrícolas ali produzidos.

"Pretendemos criar uma harmonia entre a componente urbana e agrícola", segundo garante Vítor Aleixo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)