Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Pratos com batata-doce em coleção de receitas em Aljezur

Festival da Batata-Doce vai decorrer entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro.
Diana Santos Gomez 18 de Novembro de 2019 às 08:16
Batata-doce vai ser confecionada de várias formas em tasquinhas e em sessões ao vivo com chefs de cozinha
Batata-doce vai ser confecionada de várias formas em tasquinhas e em sessões ao vivo com chefs de cozinha FOTO: Pedro Noel da Luz
Uma coleção de receitas com batata-doce vai ser lançada na 12ª edição do Festival da Batata-Doce de Aljezur, que vai começar no dia 29 deste mês e prolonga-se até ao dia 1 de dezembro, no Espaço Multiusos de Aljezur.

O evento abre as portas durante os três dias às 12h00 e encerra às 00h00. Terá várias tasquinhas com pratos com batata-doce, sessões ao vivo com vinte chefs de cozinha que vão confecionar os seus pratos, artesanato, um concurso de doçaria e animação musical com cante alentejano e guitarras campaniças. Os produtores terão cerca de 20 toneladas de batata-doce para vender.

O festival representa um investimento da autarquia de cerca de 80 mil euros e espera atrair mais de 25 mil pessoas. "Este evento ajuda a tornar o turismo menos sazonal em Aljezur, com mais dormidas ao longo do ano", explicou ao CM o vereador António Carvalho, que refere que será lançado este ano, pela primeira vez, "um livro de receitas colecionáveis e atualizadas todo o ano".

Na última edição, cerca de 25 mil pessoas, na maioria portugueses, visitaram o festival nos três dias. Entre os pratos de eleição, António Carvalho dá como exemplo aqueles em que "a batata-doce é cozinhada com carne de caça ou polvo". A entrada e estacionamento são gratuitos. O público é transportado no comboio turístico até ao festival, que conta com 150 pessoas na organização.

A batata-doce de Aljezur, da variedade Lira, é detentora do selo de Identificação Geográfica Protegida, após um processo de certificação desenvolvido pela Associação de Produtores de Batata-Doce de Aljezur.
Ver comentários