Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Seis desfibrilhadores disponibilizados em ruas de Portimão

Bombeiros disponibilizam curso gratuito à população para utilizar aparelhos que ajudam a salvar vidas.
Diana Santos Gomez 29 de Fevereiro de 2020 às 10:16
Simulacro sobre a utilização de aparelhos de desfibrilhação foi realizado ontem no largo 1º de Maio, em Portimão
Simulacro sobre a utilização de aparelhos de desfibrilhação foi realizado ontem no largo 1º de Maio, em Portimão FOTO: Nuno Alfarrobinha
Um dos seis novos aparelhos de desfibrilhação automática externa colocados em ruas do concelho de Portimão foi inaugurado esta sexta-feira à tarde, durante um simulacro realizado na Praça 1º de Maio, junto à câmara.

Além deste local, os restantes cinco equipamentos, destinados a salvar a vida de uma eventual vítima em paragem cardiorrespiratória, estão a funcionar desde janeiro noutras áreas estratégicas: Praia da Rocha, zonas ribeirinhas de Alvor e Portimão, Alameda da República e Mexilhoeira Grande. Está em causa um investimento da autarquia de 50 mil euros.

Segundo Richard Marques, comandante dos Bombeiros de Portimão e responsável da Proteção Civil Municipal, o objetivo é que "o desfibrilhador chegue mais rapidamente junto da vítima". Após o alerta, os meios de socorro deverão estar no local no espaço de três minutos, o que se verificou durante o simulacro.  

"Qualquer cidadão pode acionar o alerta, transmitindo a informação" ao Centro Municipal de Operações de Socorro, diz o responsável. Depois são acionados os meios, uma vez que só os profissionais e cidadãos com formação podem utilizar o desfibrilhador em segurança. Os Bombeiros de Portimão já estão, aliás, a receber inscrições para dar formação gratuita à população.

A presidente da câmara, Isilda Gomes, assegurou ao CM que autarquia vai continuar a "expandir o programa". Quatro outros desfibrilhadores foram entregues à PSP, GNR e Polícia Marítima e existem ainda 11 edifícios municipais que dispõe deste equipamento. Um total de 250 elementos das forças de segurança e da autarquia já receberam formação.
Portimão Praça 1º de Maio Bombeiros de Portimão política autoridades locais questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)