Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Serra da Estrela é o mais recente Geopark Mundial

Responsáveis acreditam que potencial turístico da região da Serra da Estrela vai crescer.
Alexandre Salgueiro 4 de Setembro de 2019 às 08:32
Com esta distinção, a UNESCO reconhece o património natural e cultural da região da serra da Estrela
Com esta distinção, a UNESCO reconhece o património natural e cultural da região da serra da Estrela FOTO: Filipe Patrocínio
Após um processo que durou cinco anos, a candidatura da serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O anúncio foi feito durante a 4ª sessão do Conselho de Geoparques Mundiais que teve início no último sábado, na Indonésia.
A decisão ainda terá de ser ratificada pelo Conselho Executivo das Nações Unidas, mas trata-se apenas de uma questão protocolar.

"Um efeito natural será o aumento do potencial turístico, económico e social dos municípios que fazem parte do território. E, por conseguinte, o aumento da qualidade de vida das populações", afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) que assume a liderança da Associação Geopark Estrela.

O responsável acredita que a aprovação da candidatura "é o reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região".

A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia), para além do IPG e da Universidade da Beira Interior (UBI).

"As duas instituições de Ensino Superior querem apostar na investigação para garantir o melhor conhecimento possível das características do território e as suas potencialidades geológicas e paisagísticas", afirma Joaquim Brigas.

Na sequência desta aprovação pela UNESCO, Portugal passa a ter cinco geoparques: serra da Estrela, Terras de Cavaleiros, Açores, Arouca e Naturtejo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)