Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Vieira do Minho combate isolamento de munícipes

Técnicos vão às freguesias numa carrinha equipada com computador, impressora e terminal de pagamentos.
Ana Isabel Fonseca e Fátima Vilaça 29 de Março de 2017 às 08:30
Unidade móvel esteve recentemente no lugar de Zebral, em Ruivães, onde os técnicos deram apoio aos moradores
Unidade móvel esteve recentemente no lugar de Zebral, em Ruivães, onde os técnicos deram apoio aos moradores FOTO: Direitos Reservados
Énuma carrinha equipada com computador, impressora, telemóvel e terminal de pagamentos que os técnicos da Câmara de Vieira do Minho se deslocam às freguesias. O Serviço de Proximidade ‘A Câmara perto de si’ pretende combater o isolamento dos moradores, prestando ajuda na resolução dos mais variados problemas. Atualmente, são ajudados por semana 250 munícipes.

"A ideia de criação destes serviços baseia-se na lógica de proximidade territorial e relacional e constitui também uma mais-valia no apoio aos mais desfavorecidos e num ajuste permanente aos problemas que vão surgindo", explicou o presidente da autarquia António Cardoso, durante o acompanhamento de uma deslocação da unidade móvel ao lugar de Zebral, em Ruivães.

O Serviço de Proximidade foi criado em setembro do ano passado, sendo que cada localidade recebe a visita dos técnicos pelo menos uma vez por semana. O apoio pode ser prestado na unidade móvel ou nos centros de convívio e lazer e nas juntas de freguesia. Os técnicos ajudam a resolver problemas relacionados com os serviços da administração pública e instituições locais, sinalizam situações de risco e prestam também apoio ao nível da saúde, através de um serviço de triagem, como medição de controle da tensão arterial e controle da diabetes.

"A identificação das necessidades e respostas através de um diagnóstico a nível local permite, com o envolvimento e a participação de quem conhece o respetivo território e as suas carências, desenvolver modalidades inovadores de intervenção", adiantou o autarca de Vieira do Minho.
Vieira do Minho combate isolamento munícipes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)