Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Banhista afogado em Albufeira reanimado com desfibrilhador

Homem de 79 anos foi retirado do mar pelo filho, com quem tinha ido tomar banho.
Ana Palma 22 de Agosto de 2020 às 10:20
Salvamento do banhista envolveu estes militares do projeto SeaWatch, nadadores-salvadores e Polícia Marítima
Salvamento do banhista envolveu estes militares do projeto SeaWatch, nadadores-salvadores e Polícia Marítima FOTO: Direitos Reservados
Um banhista de 79 anos foi salvo de morrer afogado na praia de Santa Eulália, em Albufeira. Foi assistido no areal pelos nadadores-salvadores, por uma médica e por uma enfermeira que estavam no areal. Foi reanimado com recurso a um desfibrilhador.

O alerta foi recebido pela Polícia Marítima (PM) às 10h00 de quinta-feira. Segundo o CM apurou junto do comandante Gonzalez dos Paços, da Capitania do Porto de Portimão, foi o filho quem tirou a vítima do mar.

"Tinham ambos ido tomar banho e o filho apercebeu-se de que o pai se encontrava inanimado e já de bruços na água. Conseguiu levá-lo até ao areal, onde foi assistido pelos nadadores-salvadores e por uma médica e uma enfermeira que estavam na praia", revelou.

Contudo, foram os militares da Marinha da viatura Amarok a conseguirem reanimar o idoso, com recurso a um desfibrilhador automático externo (DAE) e oxigenação.

Os agentes da PM e os militares do projeto SeaWatch acorreram de imediato ao local, tendo os últimos, "com treino em primeiros socorros, continuado as manobras de reanimação já iniciadas pelos nadadores-salvadores e pela médica e a enfermeira", até à chegada da Cruz Vermelha Portuguesa e do INEM. "A vítima recuperou os sinais vitais já na ambulância. A intervenção dos militares foi fundamental na inversão do estado clínico da vítima, que foi transportada para o Hospital de Faro", frisou ainda o comandante Gonzalez dos Paços.
Ver comentários