Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Bomba encontrada na área em que submarino alemão foi afundado

O U-963 foi deitado ao fundo pela própria tripulação, em 1945
27 de Fevereiro de 2017 às 23:38
O comandante alemão Rolf Werner Wentz
O comandante alemão Rolf Werner Wentz
O comandante alemão Rolf Werner Wentz
A zona onde o navio de pesca 'Mar Salgado' pescou uma bomba esta segunda-feira é a mesmo onde se verifico um curioso episódio do final da II Guerra Mundial.

Em abril de 1945, o submarino alemão U-963 largou da Finlândia com destino ao Canal da Mancha. O objetivo seria largar minas que tinham como alvos os navios britânicos e aliados.

Quando o navio navegava próximo da Irlanda, a tripulação soube da infeliz novidade: a Alemanha tinha-se rendido e a guerra terminara na Europa. Mas a tripulação, liderada pelo comandante Rolf Werner Wentz decidiu não se entregar aos Aliados. 

O submarino rumou então a sul. Quando navegava a 500 metros a sul do farol da Nazaré, três dos tripulantes vieram a terra num bote de borracha. Contaram que o submarino se estava a afundar e pediram ajuda. Os 48 homens a bordo foram então resgatados por uma barca da capitania.

O navio foi afundado propositadamente. Foram abertas portas para que água entrasse. Muitos nazarenos testemunharam o estranho espetáculo do navio a empinar-se até desaparecer, mergulhando a pique nas águas do Atlântico.

Os alemães foram detidos no forte de Peniche e depois entregues aos britânicos. Só voltariam à Alemanha em 1948.

O submarino foi localizado em 2004. Repousa no fundo do mar, numa zona de grande turbulência devido à proximidade das correntes do Canhão da Nazaré, o fenómeno natural responsável pelas ondas gigantes da Praia do Norte.


Mar Salgado II Guerra U-963 submarino nazaré afundado história
Ver comentários