Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

"Cada árvore cortada será um dedo que te cortaremos”: Autarca de Vila Real recebe ameaças na Internet

Abate de árvores para requalificar avenida gerou polémica.Rui Santos teme ataque violento após insultos e intimidações.
Manuel Jorge Bento 18 de Janeiro de 2020 às 01:30
Obras numa avenida central da cidade de Vila Real levaram a protestos nas redes sociais, devido ao abate de árvores
Obras numa avenida central da cidade de Vila Real levaram a protestos nas redes sociais, devido ao abate de árvores FOTO: Leandro Coutinho
Cada árvore que seja cortada será um dedo que te cortaremos". Esta é apenas uma de várias ameaças que o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, recebeu através das redes sociais após o abate de 50 árvores na Av. Carvalho Araújo, no centro da cidade, no âmbito das obras de requalificação previstas.

"Estes ataques são vis, são públicos, perturbam a minha segurança e, sobretudo, as pessoas que me são mais próximas", disse esta sexta-feira o autarca, que apresentará uma queixa no Ministério Público por injúrias e ameaças.

A polémica requalificação gerou uma onda de indignação na internet, com insultos e críticas, principalmente ao edil. Rui Santos acredita que os textos publicados configuram "atividade passível de enquadramento criminal". A ação judicial é, para já, dirigida a um cidadão de Vila Real que "está devidamente identificado", mas poderá abranger mais pessoas.

Rui Santos refere que os textos ofendem "claramente" a sua honra, com ameaças "absolutamente inacreditáveis", das quais dá um exemplo: "Podes esconder-te, mas não vais conseguir fugir". "Desconheço em completo o queixoso, a personalidade ou eventual paranoia, mas obviamente temo pela minha segurança", acrescentou o autarca, que recordou o objetivo, lançado já em 2018, de plantar "um milhão de árvores" no concelho até ao final deste ano.

A empreitada naquela avenida deverá custar cerca de dois milhões de euros, com apoio comunitário. Prevê a plantação de 76 árvores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)