Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

CMVM avança com processo de suspensão de ex-secretário de Estado da Energia

Artur Trindade, presidente da Omip, entidade que gere o mercado ibérico de eletricidade, fica preventivamente suspenso de funções.
Lusa 21 de Setembro de 2020 às 19:53
Antigo Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade
Antigo Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade FOTO: João Miguel Rodrigues / Correio da Manhã
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários notificou hoje o ex-secretário de Estado Artur Trindade da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos cargos.

"Na sequência de diligências de supervisão que vem efetuando nos últimos dois meses, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários [CMVM] notificou hoje Artur Álvaro Laureano Homem da Trindade, a OMIP --- Pólo Português, S.G.M.R., S.A., a OMIClear C.C. S.A e os restantes administradores de cada uma destas entidades, do início de um procedimento administrativo tendente à reavaliação da sua adequação para o exercício das funções de presidente do conselho de administração da OMIP --- Pólo Português, S.G.M.R., S.A. e de vice-presidente do conselho de administração da OMIClear C.C. S.A", avançou, em comunicado, o regulador presidido por Gabriela Figueiredo Dias.

De acordo com a CMVM, existe uma "dúvida fundada" sobre a adequação de Artur Trindade aos cargos regulados que ocupa, prejudicando a confiança dos investidores e dos restantes agentes económicos, constituindo ainda "um risco" para a estabilidade do sistema financeiro.

Artur Trindade CMVM economia negócios e finanças energia
Ver comentários