Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Crítica dos McCann crucificada na Sky

Brenda Leyland denunciada por dizer que pais de Maddie deviam "sofrer o resto da vida".
Sérgio A. Vitorino 7 de Outubro de 2014 às 15:34
O casal McCann com uma fotografia Maddie, que desapareceu em 2007
O casal McCann com uma fotografia Maddie, que desapareceu em 2007 FOTO: Reuters

Uma campanha nas redes sociais da internet está a atacar a imprensa britânica pelo tratamento "cruel" dado a Brenda Leyland, a inglesa que foi anteontem encontrada morta após ter sido denunciada publicamente por uma televisão por ter atacado na internet Kate e Gerry McCann, pais de Maddie – a menina inglesa desaparecida no Algarve a 3 de maio de 2007.

As causas da morte ainda não foram determinadas, mas a polícia diz não haver indícios de crime. A reformada de 63 anos foi encontrada morta num quarto do Hotel Marriott de Leicester.

Brenda Leyland foi denunciada quinta-feira pela televisão Sky News como uma das pessoas que atacaram os McCann. Na rede social Twitter, a mulher terá posto a mensagem: "Até quando os McCann merecem sofrer? No resto das suas vidas miseráveis." O jornalista Martin Brunt, da Sky, que acompanhou o caso Maddie e foi muito crítico da Judiciária, confrontou-a à porta da sua casa – a apenas 24 quilómetros da residência dos McCann. Brenda Leyland respondeu-lhe que tinha "direito à opinião". A mulher desapareceu sexta-feira.

Ben, de 20 anos, filho de Brenda, publicou um tributo à mãe: "Amo-te e vou ter saudades tuas para sempre. Sou amor e luz graças a ti." A campanha no Facebook ‘Sack Martin Brunt’ (Despeçam Martin Brunt) tinha ontem mais de 1400 apoiantes.

Junto com uma petição para se discutir "julgamentos feitos pelas TV", a campanha denuncia a alegada crueldade da Sky em divulgar a imagem de Brenda, que estudou num colégio de freiras. Katie Hopkins, colunista do ‘The Sun’, publicou no Twitter: "Quantos mais devem morrer antes de os McCann aceitarem que a sua negligência é o cerne da sua dor?" A Sky News recusou relacionar a morte com a divulgação da identidade da mulher.

maddie mccan Brenda Leyland
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)