Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

EUROPA GAY E LÉSBICA REÚNE-SE EM LISBOA

De 23 a 27 deste mês, Lisboa é a capital europeia dos 'gays', lésbicas, bi e transexuais.
1 de Outubro de 2002 às 21:51
Pela primeira vez, Portugal acolhe uma conferência da Ilga Europa onde, sob o lema reconhecer a diversidade e promover a igualdade, vão estar em cima da mesa temas tão diversos como a discriminação no local do trabalho com base na orientação sexual, asilo e imigração e os direitos parentais. Um dos temas a suscitar mais atenção será, por certo, a discriminação no local de trabalho.

“É uma das nossas grandes preocupações. E o mais grave é que são os próprios discriminados a não terem coragem de denunciar esta situação junto dos sindicatos que, a pouco e pouco, começam a estar receptivos a esta luta”, diz ao CM António Serzedelo, da Opus Gay. Recorde-se que, até final de 2003, os estados-membro da União Europeia deverão implementar a directiva relativa ao emprego, que visa acabar com a discriminação baseada na orientação sexual.

Importante, também, é a questão do asilo e imigração, com os participantes a exigirem igualdade de direitos: “Se as famílias heterossexuais têm o direito de estar juntas, o mesmo deve acontecer com os homossexuais”, adianta António Serzedelo.

O encontro que se realiza em Lisboa é promovido pela Comissão Europeia. Neste forum alargado vão participar representantes dos sindicatos portugueses e deputados, aguardando-se com especial atenção uma mensagem de apoio que o ex-Presidente da República, Mário Soares, vai enviar.
Ver comentários