Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Faro vai contratar mais nadadores salvadores para aumentar áreas vigiadas

Presidente da Câmara disse que vão comprar uma moto quatro "para que esses nadadores salvadores possam fazer a vigilância fora dos circuitos normais".
Lusa 28 de Maio de 2020 às 18:22
Praia de Faro interdita a banhos
Praia de Faro interdita a banhos FOTO: André Guerreiro
O presidente da Câmara de Faro disse hoje que vai contratar mais nadadores salvadores para aumentar a área vigiada das quatro praias do concelho, de acordo com a capacidade indicativa de ocupação das praias no contexto da pandemia de covid-19.

"Estamos a contratar mais nadadores salvadores, mas não vamos cobrir a totalidade das praias. Vamos também comprar uma moto quatro para que esses nadadores salvadores possam fazer a vigilância fora dos circuitos normais", disse à Lusa Rogério Bacalhau (PSD). 

Notando que a segurança "parte de cada um", o autarca disse esperar que as pessoas "se espalhem mais pelo areal" e não se concentrem apenas em determinados locais, razão pela qual vai ser reforçada a vigilância nas praias, contratando nadadores salvadores para além dos que vão estar na zonas concessionadas.

A Praia de Faro, com capacidade potencial de ocupação de 12.600 pessoas e com cinco unidades balneares é, a par da praia de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, com a mesma capacidade, um dos dois areais vigiados com maior lotação indicativa do sotavento (leste) algarvio. 

De acordo com o documento publicado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na quarta-feira com a capacidade potencial de ocupação das praias das regiões do Algarve e Tejo/Oeste, a Praia de Faro é indicada como uma das que são suscetíveis de vir a ter eventuais problemas de lotação.

"No documento que saiu, refere-se que os municípios podem fechar praias, mas só o vou fazer se tiver informação das autoridades de saúde e das forças policiais para o fazer", frisou o autarca, acrescentando que não o irá fazer "por iniciativa própria".

Segundo Rogério Bacalhau, a "grande preocupação" são os aglomerados de pessoas, porque quem chega àquela praia de autocarro, normalmente "fica logo à entrada", o mesmo acontecendo com quem chega de carro, já que o maior parque de estacionamento também fica à entrada da praia.

Nesse sentido, a autarquia está a criar corredores e a realizar intervenções "para melhor a mobilidade" e sensibilizar as pessoas para que não se aglomerem nos mesmos locais, apelando a que se dispersem mais pelo areal.

"Vai haver muitos quilómetros de praia sem vigilância, o que já acontece nos outros anos também, mas a nossa preocupação este ano é que as pessoas se espalhem mais", referiu, apelando ao "bom senso" e a "cuidados redobrados", em particular nas zonas não vigiadas.

"Vamos ter mais nadadores salvadores e alguns em mobilidade ao longo da praia, mas certamente vai haver muito espaço da praia que não vai ser vigiada", acrescentou.

Paralelamente, estão a ser marcados lugares de estacionamento e corredores "para que as pessoas possam circular com maior segurança, sem se interpelarem uns aos outros", e a instalar equipamentos com distribuição de gel desinfetante.

Segundo fonte da Câmara de Faro, o número total de lugares de estacionamento oficiais na Praia de Faro rondam os 2.000: na zona concessionada da praia são cerca de 1.000 e no parque de estacionamento exterior existem 928 lugares.

No âmbito da pandemia da covid-19, o Governo determinou que a época balnear só começa, este ano, em 06 de junho, cabendo à APA o apuramento da capacidade das praias.

Em resposta à agência Lusa, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que tutela a APA, explicou hoje que a divulgação feita da capacidade das praias em contexto da pandemia da covid-19 integra "uma consulta informal, logo vai sofrer alterações com base nos contributos recebidos", reforçando que se trata de "um documento em mutação".

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Praia de Faro Rogério Bacalhau APA Câmara de Faro ambiente questões sociais autoridades locais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)