Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Ginásios valem 330 milhões

O negócio do fitness, onde se incluem os 1400 ginásios portugueses, vale 330 milhões de euros por ano .
1 de Junho de 2008 às 00:30
Exercício físico faz bem à saúde
Exercício físico faz bem à saúde FOTO: Sérgio Lemos

'O preço médio da mensalidade são 46 euros', disse ao CM José Luís Costa, presidente da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), no âmbito do 1º Encontro Nacional do sector, que decorreu ontem em Lisboa.

Segundo a AGAP, cerca de 600 mil portugueses estão inscritos em ginásios : 'A tendência é que as mensalidades baixem devidoà concorrência e à descida de 21 para 5 por cento de IVA', adiantou José Luís Costa.

Motivar os portugueses para a prática do desporto é uma das preocupações da associação: 'Se a mensalidade pudesse ser deduzida no IRS, tal como se faz com os computadores, seria um grande incentivo.' E prossegue: 'Nos Estados Unidos, por exemplo, as companhias de seguros comparticipam as despesas com os ginásios. É um bem para a saúde.'

Neste encontro nacional estiveram presentes associações europeias e internacionais: 'Queríamos ter uma ideia de como funciona o mercado lá fora a nível de qualificação dos funcionários', sublinha o presidente da AGAP.

'A legislação do sector vai mudar e é importante ter exemplos, nomeadamente de Espanha que tem um crescimento semelhante ao nosso', acrescenta.

Na Europa, o sector do fitness e do bem-estar representou cerca de 21 mil milhões de euros em 2007: 'Facturamos mais do que a indústria do futebol, que arrecadou 12 mil milhões de euros', lembrou José Luís Costa.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia diz que a prática regular de exercício físico é a 'prevenção primária das doenças cardiovasculares' quando combinada com um estilo de vida saudável.

Recorde-se que as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte em Portugal e atingem pessoas de todas as faixas etárias.

Ver comentários