Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

GNR apreende 1,6 toneladas de berbigão apanhado ilegalmente em Faro

Valor foi estimado em oito mil euros.
Lusa 20 de Janeiro de 2020 às 12:30
Berbigão
Berbigão FOTO: iStockPhoto
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu em Faro 1,6 toneladas de berbigão apanhado fora do período diário legal e sem o tamanho mínimo obrigatório, com um valor estimado de oito mil euros, anunciou esta segunda-feira aquela força.

Em comunicado, a GNR indicou que a apreensão ocorreu no sábado "após os militares terem detetado vários indivíduos a apanharem aquele bivalve fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol".

Segundo aquela força, os homens "colocaram-se em fuga, utilizando as suas próprias embarcações e abandonando os 40 sacos com berbigão", num total de 1,6 toneladas, que estavam a descarregar nas imediações da cidade de Faro.

"Os militares verificaram ainda que parte do berbigão não possuía o tamanho mínimo obrigatório, neste caso 2,5 centímetros, tendo os bivalves sido restituídos ao seu 'habitat' natural", referiu a guarda.

A apreensão resultou de uma ação de fiscalização do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão no âmbito da "preservação de espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras e o controlo de captura ilegal de bivalves", contextualizou a GNR.

De acordo com a mesma fonte, a apanha de bivalves fora dos períodos diários legalmente fixados, constitui uma infração punível com uma coima que pode atingir os 25 mil euros.

GNR Faro Guarda Nacional Republicana questões sociais crime lei e justiça polícia forças policiais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)