Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Idosa cai e fica cercada por matilha de cães em Barcelos

Mulher caiu e ficou "presa" no terreno quando foi dar comida aos animais.
Liliana Rodrigues 27 de Setembro de 2019 às 16:44
A carregar o vídeo ...
Mulher caiu e ficou "presa" no terreno quando foi dar comida aos animais.
Uma mulher de 84 anos foi resgatada pela GNR de Barcelos,  à tarde, depois de cair num terreno da sua propriedade na freguesia de Lama, em Barcelos.

Adelina Araújo Gomes - mãe do pároco de Roriz - foi alimentar os animais na quinta-feira à noite e terá caído. Não se conseguia mexer e estava rodeada pela matilha de cerca de 20 cães.

"O alerta para o posto foi feito por populares que viram a mulher caída no chão, mas, devido ao facto de estar rodeada pelos cães, os mesmos temiam entrar para a ajudar", explicou o capitão André Coutada, comandante do Destacamento de Barcelos da GNR.

"Entrámos com os escudos e os cães ficaram assustados e afastaram-se. Por isso, não foi necessário recorrer à intervenção do veterinário para sedar os cães e conseguimos chegar à senhora, que estava consciente, embora debilitada por não se ter alimentado e por ter estado algumas horas naquele local. Conseguimos trazê-la para o exterior e foi logo recebida pelos bombeiros", acrescentou.

A vítima não foi atacada pelos animais, que estiveram sempre a rodeá-la. Tinha ferimentos ligeiros e foi transportada pelos bombeiros de Barcelos ao hospital da cidade.

No local, envolvidos no resgate, estiveram militares da GNR do SEPNA, da Intervenção e do posto de Barcelos.

Pormenores
Cães ficam no local
A matilha de cães não foi retirada já que, segundo o capitão André Coutada, "estão num espaço delimitado, têm comida e água". "E o filho da mulher esteve no local e responsabilizou-se pelos animais", frisou.

Polémica em 2016
Há cerca de três anos, a GNR teve de intervir no local, já que a matilha de cães deambulava pelas ruas da freguesia de Roriz e atacava populares.

Passaram a estar presos
Depois da intervenção dos militares e do veterinário municipal de Barcelos, os animais passaram a ficar retidos no interior da propriedade da família, deixando de causar alarme social na freguesia de Lama.
Barcelos Lama questões sociais grupos populacionais GNR autoriades
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)