Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Idoso de 81 anos viola a neta órfã num carro

Atacava a menina sempre que a ia buscar à escola ou à instituição para a levar à casa da tia, em Vila Nova de Gaia.
Nelson Rodrigues 16 de Fevereiro de 2020 às 01:30
Tribunal de Vila Nova de Gaia
Menina
Tribunal de Vila Nova de Gaia
Tribunal de Vila Nova de Gaia
Menina
Tribunal de Vila Nova de Gaia
Tribunal de Vila Nova de Gaia
Menina
Tribunal de Vila Nova de Gaia
Avô de 40 netos, o idoso de 81 anos atacou sexualmente uma das netas durante oito anos, em diversas ocasiões. A menina, que ficou órfã com poucos meses de vida, foi entregue aos cuidados de uma tia, mas acabou por ser institucionalizada.

Desde 2007, sempre que ia buscar a criança, então com seis anos, à escola ou à instituição - para a levar para a casa onde passaria o fim de semana -, o idoso conduzia o carro até um local isolado e sujeitava a menor a contactos sexuais. Foi condenado no Tribunal de Vila Nova de Gaia a seis anos de prisão e a pagar 20 mil € de indemnização à vítima.

O arguido entregava presentes à menina para esta ficar em silêncio. Carregava-lhe o telemóvel, dava-lhe doces e roupa. Ameaçava-a ainda de que, caso ela contasse a alguém o que faziam, iria ficar para sempre sozinha numa instituição e não mais contactaria com a tia.

Angustiada com os comportamentos repetidos do avô, a menor, em novembro de 2016, denunciou os crimes às técnicas da instituição onde estava acolhida. Precisou de receber apoio psicológico e psiquiátrico.

O arguido, que trabalhou na limpeza e manutenção de barcos rabelos, no rio Douro, já recorreu para a Relação do Porto, pedindo que a pena seja suspensa atendendo à sua idade e ao seu estado de saúde debilitado - sofre de insuficiência cardíaca e é doente oncológico. Sempre negou os crimes pelos quais foi condenado. Aos juízes assumiu apenas que era ele quem a ia buscar à escola.
questões sociais crime lei e justiça grupos populacionais terceira idade tribunal punição / sentença
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)