Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Largada de toiros faz seis feridos

Seis feridos, um dos quais com alguma gravidade, foi o resultado da largada de toiros no segundo dia da 78ª edição da Festa do Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira. Os feridos foram transportados de imediato para o Hospital Reynaldo dos Santos pelos Bombeiros Voluntários da cidade. Segundo o comandante António Pedro, o ferido mais grave foi "perfurado numa perna", e apesar de tudo não corria risco de vida. Trata--se de Nélson Carvalho Matos, de 41 anos, residente em Coimbra.
4 de Julho de 2010 às 00:30
Os toiros ontem largados impuseram respeito e poucos foram os que se atreveram a chegar perto
Os toiros ontem largados impuseram respeito e poucos foram os que se atreveram a chegar perto FOTO: Sérgio Lemos

Já os restantes cinco feridos sofreram apenas 'algumas escoriações'.

Este ano, nas várias largadas em festas, já morreram dois homens, um na Moita e outro na Azambuja. 'Estes toiros são alugados, correm várias festas e já sabem as manhas todas', explica José Rodrigues, vilafranquense de 56 anos, que já viu muitas colhidas na sua cidade.

Para o casal romeno Dionisio e Elisabeta, há 10 anos a viver em Vila Franca, a festa é especial: 'Na Roménia não havia nada disto, gostamos muito.' Este ano, o campino homenageado nas festas foi João Toureiro Domingos, de 70 anos, mais conhecido por ‘Bago de Milho, que, como é tradição, liderou o desfile de campinos e de atrelagens pelas ruas da cidade.

O segundo dia de festa terminou com a sardinha assada, oferta da autarquia, e um concerto de José Cid. Hoje há largada às 10h30.

Ver comentários